Topo

Santos

Aposta de Peres e desejado pelo Liverpool, ex-Santos "some" no Catarinense

Lucas Yanase já defendeu o Santos entre 2013 e 2014, mas foi dispensado do clube - Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Divulgação Santos FC
Lucas Yanase já defendeu o Santos entre 2013 e 2014, mas foi dispensado do clube Imagem: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Divulgação Santos FC

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

23/04/2019 04h00

Uma das primeiras contratações da gestão do presidente José Carlos Peres, o atacante Lucas Yanase, de 21 anos, veio como aposta pessoal do mandatário, mas não vingou no Santos. Mais de um ano depois, emprestado ao Metropolitano-SC, foi rebaixado no estadual com a equipe sem atuar um minuto sequer.

Yanase assinou um vínculo de três anos com o Peixe, e a pressa de Peres em fechar com o jovem foi, segundo o próprio mandatário, devido ao interesse do Liverpool (ING) em sua contratação.

"O Lucas tinha um contrato com o Liverpool-ING e eu encaminhei esse nome ao Marcelo (Teixeira, presidente do Conselho Deliberativo) no ano passado. Falei para ele: 'Lembra dele?', foi indicado para o sub-23 e não chamaram o garoto. Ele tem futuro e o salário dele é muito pequeno. Cinco ou seis salários mínimos. Ele pode render muito, está treinando e vai mostrar serviço. Jair (Ventura, ex-técnico) preferiu segurar o menino (não levando ao profissional). Se for bem, colocamos. Se não der certo, perderemos nada. Fizeram Carnaval como se fosse crime", explicou Peres em reunião do Conselho Deliberativo em março do ano passado.

Contratado para a equipe sub-23 do Santos, Yanase atuou apenas em amistosos e foi encostado na base. Neste ano, o Peixe conseguiu emprestá-lo para o Metropolitano-SC, que jogava a primeira divisão do Campeonato Catarinense, mas o atacante fracassou: não atuou em nenhuma das 18 partidas, em uma campanha que terminou com o rebaixamento da equipe.

O atacante está em sua segunda passagem pelo Peixe. Ele atuou na categoria sub-17 entre 2013 e 2014, mas deixou o clube durante a gestão do presidente Odílio Rodrigues. De lá pra cá rodou por Ponte Preta, Tanabi e Atlético Araçatuba, além de passar por um período de testes no Liverpool (ING).

Yanase deve seguir encostado no Peixe ou ser novamente emprestado, já que o cenário se complicou ainda mais para o jovem ganhar chances após o Santos encerrar as atividades da equipe sub-23.

Santos