Topo

Corinthians

Avelar dá certeza de "fico" e já pede vaga até na seleção brasileira

Danilo Avelar foi eleito pela FPF como o melhor lateral esquerdo do Paulistão de 2019 - Marcello Zambrana/AGIF
Danilo Avelar foi eleito pela FPF como o melhor lateral esquerdo do Paulistão de 2019 Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Arthur Sandes e Flávio Latif

Do UOL, em São Paulo (SP)

23/04/2019 12h00

O lateral esquerdo Danilo Avelar, um dos protagonistas do 30º título do Corinthians no Campeonato Paulista, participou do 'media day' corintiano na tarde de ontem, no CT Joaquim Grava. O jogador praticamente deu certeza de que permanece no clube para o segundo semestre, também aproveitou seu ótimo início de temporada para tentar cavar uma vaga na seleção brasileira do técnico Tite.

"De zero a dez? Onze (de certeza que eu vou ficar). Se depender de mim, em um futuro breve as coisas vão se concretizar", afirmou o defensor corintiano, eleito pela Federação Paulista de Futebol (FPF) como o melhor do Estadual em sua posição.

Avelar tem cinco gols marcados nesta temporada, o que faz dele o vice-artilheiro corintiano em 2019 - atrás apenas de Gustagol (oito). O lateral tem sido decisivo principalmente em clássicos, e marcou um dos gols da vitória sobre o São Paulo por 2 a 1, no último domingo (21), que consagrou a equipe do Parque São Jorge como campeã do Paulistão.

Na opinião do jogador, seus números, seu desempenho e o 'perfil europeu' lhe credenciam à seleção brasileira. "Acho que sim (sobre ter chance na seleção). Tenho a humildade de falar que meu estilo é europeu. Aprendi a jogar lá. Minha característica de lá é de europeu. A cultura do brasileiro é um jogador mais driblador, de espetáculo. E eu aprendi a respeitar a linha defensiva para depois atacar. Talvez 95% dos jogadores (da seleção) atuam na Europa, então talvez eu me enquadre", disse.

"Compartilho da ideia de que ele pega jogadores que estão na Europa. Se tenho que ir ou não, não cabe a mim dizer. Mas se for analisar o campeonato, se for por merecimento e números, talvez, sim...", concluiu Avelar.

Ele tem contrato de empréstimo até o meio do ano e pertence ao Torino, da Itália. A compra está fixada em 1,5 milhão de euros (equivalente a R$ 6,6 milhões), e a diretoria do Corinthians negocia sua permanência.

Corinthians