Topo

Corinthians

Como o Corinthians pode sair da retranca e ir para cima da Chapecoense

Junior Urso deu a receita para o Corinthians ser menos pressionado e criar mais jogadas de ataque - Ale Cabral/AGIF
Junior Urso deu a receita para o Corinthians ser menos pressionado e criar mais jogadas de ataque Imagem: Ale Cabral/AGIF

Arthur Sandes e Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo (SP)

23/04/2019 17h02

Como o Corinthians pode sair da retranca e reverter a vantagem da Chapecoense amanhã, às 21h30 (de Brasília), em Itaquera, pelo jogo de volta da quarta fase a Copa do Brasil? Na Arena Condá, na semana passada, o time de Chapecó venceu por 1 a 0, o que agora obriga o time de Fábio Carille a "subir" para o ataque.

O treinador se destaca pela primazia ao sistema defensivo, mas tem recebido muitas críticas sobre o exagero em apostar na "retranca". O Corinthians foi sufocado por vários adversários neste ano e não conseguiu sair do campo de defesa, principalmente contra Santos e São Paulo recentemente.

O volante Júnior Urso deu a receita para que o time corintiano seja menos pressionado nos jogos e busque mais o ataque. Para ele, o time precisa ter mais coragem e trocar passes mais rápidos na transição defesa e ataque.

"Temos que fazer o que o professor nos pede. Somos muito bons taticamente, ele pede para cumprirmos funções e cumprimos, mas às vezes pede para termos coragem para chegar - não que não tenhamos -, e às vezes encontramos uma dificuldade ou outra e optamos pela bola longa ou algo do tipo. É procurar passes mais rápidos, assim como enfrentamos a Ferroviária, que foi a equipe que melhor fez isso na competição jogando do goleiro até o ataque", afirmou Urso.

"Nós temos capacidade de fazer isso, até porque todos os jogadores são campeões aqui. Espero que consigamos o mais rápido possível assimilar tudo o que professor nos passe, e de repente conquistar mais um troféu", completou.

Urso aprova seus substitutos

Júnior Urso acredita que está fora do jogo contra a Chape e indica seu retorno somente no domingo (28). O camisa 30 tem lesão no músculo adutor da coxa direita, na região da virilha, desde a primeira final do Paulistão, contra o São Paulo. Desde então o jogador tentou agilizar o tratamento, mas perdeu a partida de ida do mata-mata da Copa do Brasil contra a Chape, em Chapecó, e o segundo jogo da final contra o Tricolor.

De fora, Urso aprovou os seus substitutos nos duelos em que não pôde atuar. Richard e Ramiro ocuparam a função do camisa 30 nos últimos jogos.

"Acredito que foram muito bem. O Richard entrou no jogo do Morumbi na minha vaga, assim que me machuquei. Fez o que foi proposto e fechou os espaços do São Paulo, até porque estávamos jogando fora de cas. Na outra partida [contra a Chape], o professor optou por um meio-campo que também vem jogando, com Ramiro, Sornoza e Ralf, e foram muito bem, fizeram o que foi proposto mais uma vez. E, na hora certa, do jeito corintiano definimos a partida. O Corinthians tem um elenco muito forte", explicou.

Corinthians