Topo

Lazio elimina o Milan em jogo marcado por racismo e homenagem a Mussolini

Immobile tenta passar pela marcação durante a partida entre Lazio e Milan - Marco Rosi/Getty Images
Immobile tenta passar pela marcação durante a partida entre Lazio e Milan Imagem: Marco Rosi/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

24/04/2019 17h39

A Lazio eliminou o Milan na semifinal da Copa Itália em um jogo com mais destaques fora das quatro linhas do que dentro. Enquanto a equipe azul e branca vencia por 1 a 0, nas arquibancadas cânticos racistas eram entoados contra Tiemoué Bakayoko. Além dele, Franck Kessié era vaiado cada vez que pegava na bola. Os dois jogadores são negros.

Os ataques a Bakayoko começaram ainda antes do jogo. Nos arredores do San Siro, estádio do Milan, torcedores da Lazio já entoavam cânticos racistas. O problema com o jogador começou no último dia 13, quando ele comemorou a vitória do Milan sobre a Lazio, no Campeonato Italiano, exibindo uma camisa de Francesco Acerbi. O jogador atua no time azul e branco e havia declarado antes do jogo que sua equipe venceria a partida.

No duelo de hoje, o sistema de som do estádio foi utilizado para avisar que o jogo poderia ser interrompido caso os cânticos continuassem. O anúncio de nada adiantou, e os torcedores da Lazio seguiram com os ataques.

Torcedores da Lazio fazem ato em homenagem a Mussolini - Reprodução  - Reprodução
Imagem: Reprodução

Os cânticos racistas não foram os únicos problemas apresentados pela torcida da Lazio. Também antes de a bola rolar, um grupo de torcedores do clube foi às ruas de Milão fazer uma homenagem ao líder fascista Benito Mussolini, morto em 1945.

"Honra a Benito Mussolini", dizia uma faixa estendida pelos torcedores da Lazio, que ainda gritaram palavras de ordem durante a manifestação, que aconteceu na Piazza Loreto, local onde o corpo do ditador foi exposto após a morte. O grupo foi identificado como "Irriducibili", um dos mais extremistas do país.

Com a bola rolando, a vitória da Lazio por 1 a 0 foi definida aos 13 minutos do segundo tempo, com Joaquín Correa. O Milan chegou a balançar as redes com Cutrone, mas o gol foi anulado por impedimento. O brasileiro Lucas Paquetá ficou no banco de reservas do rubro-negro e não foi acionado na partida.

Agora, a Lazio espera o vencedor de Atalanta e Fiorentina para saber quem enfrentará na final da Copa Itália. As duas equipes jogam amanhã, às 15h45 (de Brasília).