Topo

Grêmio

O que o Grêmio precisa para avançar às oitavas da Libertadores

Time de Renato Gaúcho chegou aos sete pontos e precisa vencer último jogo, em casa, para avançar - Divulgação/Grêmio
Time de Renato Gaúcho chegou aos sete pontos e precisa vencer último jogo, em casa, para avançar Imagem: Divulgação/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

24/04/2019 04h00

O Grêmio depende somente de seu desempenho para seguir rumo às oitavas de final da Libertadores. Depois de vencer o Libertad por 2 a 0, o time gaúcho eliminou a possibilidade de depender de resultados paralelos, mas segue disputando a última vaga do grupo H diretamente com a Universidad Católica, que joga hoje diante do Rosario Central, na Argentina.

O Libertad, com 12 pontos, já está garantido como primeiro lugar do grupo e classificado à próxima fase da Libertadores.

A situação mais cômoda para o Grêmio só foi possível após renascimento no torneio. Nas três primeiras rodadas, o time de Renato havia somado um ponto e corria risco de eliminação precoce.

Com o resultado obtido no Paraguai, o clube gaúcho chegou aos sete pontos. A Católica tem seis, mas um jogo a menos. Em caso de vitória do time chileno no interior da Argentina, a tabela será atualizada com vantagem de dois pontos aos andinos.

Ainda assim, o Grêmio tem a seu favor o calendário. Na última rodada do grupo, o time de Renato Gaúcho recebe a Universidad Católica. Em 8 de maio, as equipes podem se encontrar em três cenários: com os gaúchos em vantagem, empatados em pontos ou com os chilenos à frente.

Se a Universidad Católica não vencer o jogo diante do Rosario Central, o Grêmio pode jogar até pelo empate em casa, na última rodada, que estará na próxima fase. Se houver vitória chilena no estádio Gigante de Arroyito, quem vencer em Porto Alegre avança às oitavas.

Grêmio