Topo

Palmeiras

A um ponto da vaga, Palmeiras pega rival que já planeja Sul-Americana

Palmeiras venceu o Melgar por 3 a 0 no Allianz; agora, só precisa empatar - Ale Cabral/AGIF
Palmeiras venceu o Melgar por 3 a 0 no Allianz; agora, só precisa empatar Imagem: Ale Cabral/AGIF

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

25/04/2019 04h00

O Palmeiras tem uma missão que, na teoria, não é das mais complicadas para garantir de forma antecipada a vaga nas oitavas de final da Copa Libertadores: precisa pelo menos empatar com o Melgar, do Peru, hoje, a partir das 23h (de Brasília), fora de casa. Com situação confortável no grupo F, o Verdão vai encarar um adversário embalado por resultados recentes, mas que realisticamente já planeja uma vaga na Copa Sul-Americana.

Depois de um início de ano muito ruim, que incluiu uma derrota por 3 a 0 para o próprio Palmeiras no Allianz Parque em março, o time peruano tem se reencontrado aos poucos na temporada. Nas últimas seis partidas, foram quatro vitórias, um empate e só uma derrota - justamente na rodada passada da Libertadores, diante do San Lorenzo, na Argentina.

Apesar disso, o clima pelos lados do Melgar não é dos mais otimistas. A única chance de avançar na Libertadores é vencer o Palmeiras e depois superar o Junior de Barranquilla na Colômbia. A terceira colocação do grupo e a consequente vaga na Sul-Americana já são vistas como um plano B que tem altas chances de se concretizar.

Mesmo com o cenário complicado da equipe adversária, o Palmeiras não quer baixar a guarda. O time pode precisar apenas de um ponto, mas ao mesmo tempo mira a primeira colocação da chave e a vantagem de decidir em casa os duelos de mata-mata. O volante Felipe Melo falou sobre isso na véspera da partida.

"É um time que vai jogar todas as fichas nesse jogo, é a única oportunidade de eles classificarem. A gente sabe que vai ser muito difícil e importante, também queremos classificar, e precisamos de no mínimo um ponto. Nossa ideia é classificar em primeiro, a gente precisa vencer os dois jogos. Vamos encarar como final de campeonato. É um time que precisa vencer para classificar, e vai criar dificuldade", afirmou.

Para cumprir o objetivo, o técnico Luiz Felipe Scolari não terá seu jogador de ataque mais eficiente em 2019, Ricardo Goulart, que ficou no Brasil cumprindo seu cronograma especial de preparação física. Para a vaga do camisa 11, uma provável opção é Moisés, uma vez que o Verdão só precisa empatar. Zé Rafael pode ser uma alternativa mais ofensiva, enquanto Lucas Lima corre por fora.

O jogo marcará o retorno do Palmeiras aos gramados após 15 dias de descanso e treinos - a última vez do time em campo foi em 10 de abril, na vitória por 3 a 0 sobre o Junior no Allianz Parque. O Verdão é o segundo do grupo F, com nove pontos, um a menos que o San Lorenzo. Completam a chave o Melgar, com quatro pontos, e o já eliminado Junior, com zero.

FICHA TÉCNICA

Melgar x Palmeiras

Local: Estádio Monumental de la UNSA, em Arequipa (Peru)
Data: 25/04/2019 (quinta-feira)
Horário: 23h (de Brasília)
Árbitro: Carlos Orbe (Equador)
Assistentes: Byron Romero e Ricardo Baren (Equador)

Melgar: Cáceda; Carmona, Narváez, Villalba e Neyra; Romero, Arias e Joel Sánchez; Vidales, Mifflin e Cuesta. Técnico: Jorge Pautasso

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique e Moisés; Gustavo Scarpa, Dudu e Deyverson. Técnico: Luiz Felipe Scolari

Palmeiras