Topo

Santos

Em planejamento, Santos mira três títulos e final de Libertadores até 2023

UOL
Imagem: UOL

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

25/04/2019 11h35

O Santos divulgou em seu Portal da Transparência um "plano integrado de gestão" definindo metas até o ano de 2023, ainda que a atual gestão do presidente José Carlos Peres vá apenas até o final do ano que vem. No documento, o Peixe define três títulos e uma final de Copa Libertadores como objetivo até o ano citado.

O planejamento da gestão, que saiu quase um ano e meio após o início do mandato, passa por vencer dois Campeonatos Paulistas, uma Copa do Brasil e chegar a uma final de Copa Libertadores. Nenhum título do Campeonato Brasileiro é citado, somente "ficar entre os seis primeiros colocados nos próximos cinco anos".

Além disso, o plano não cita nada sobre uma nova Arena para o Santos ou mesmo o tal "retrofit da Vila Belmiro", motivos que levaram o presidente José Carlos Peres a viajar até a Ásia e se encontrar com Roberto Diomedi, CEO da Bolton Group, que assinou uma carta de intenção para reformar o estádio santista e construir um novo Centro de Treinamento para as categorias de base.

A reformulação na base, por outro lado, está clara no documento. A construção de um novo CT com alojamento para 120 atletas, a elaboração de um "plano diretor" e a estruturação de uma equipe de profissionais capacitados para cuidar da formação constam no planejamento.

O plano ainda traça outras metas nos âmbitos financeiros e de gestão. O documento identifica algumas fraquezas no Santos para serem trabalhadas, tais como baixo público nos jogos, falta de comprometimento de alguns profissionais, falta de profissionalização dos colaboradores, Estatuto inadequado, ausência de organograma, falta de equilíbrio financeiro, entre outros.

Com grande parte das metas indo até 2023, o presidente José Carlos Peres precisaria ser candidato à reeleição no final do ano que vem, fato que o mandatário já disse em algumas oportunidades que não tem intenção.

Santos