Topo

Adebayor revela que pensou em se suicidar quando tinha 16 anos

AFP PHOTO / Justin TALLIS
Imagem: AFP PHOTO / Justin TALLIS

Do UOL, em São Paulo

26/04/2019 13h25

Um dos principais jogadores da história de Togo, o atacante Emmanuel Adebayor relembrou ao "Daily Mail" do dia em que quase tirou a própria vida. Oriundo das categorias de base do Metz, da França, o jogador cogitou suicídio quando tinha apenas 16 anos.

"Tudo o que eu queria era ajudar minha família, mas eles colocaram uma pressão enorme em mim. Eu não conseguia lidar com isso. Quando a família é pobre, todo mundo é pobre e há uma grande solidariedade, as pessoas levariam um tiro por você. Mas quando alguém consegue uma vida melhor, é como se devesse para todo mundo", iniciou Adebayor.

"Quando eu estava no Metz, eu recebia um salário de 3 mil libras por mês. O clube estava cansado do meu comportamento. Lembro de me sentar na cama uma noite e pensar: 'o que estou fazendo aqui? Ninguém está feliz comigo, então qual é o sentido de viver?'".

Após o pensamento, Adebayor planejou um jeito de tirar a própria vida, mas foi salvo em uma conversa de telefone com um amigo. "Ele me disse para não ter pressa, que eu tinha coisas para viver ainda. 'Você tem potencial para mudar a África', ele disse".

Depois do Metz, Adebayor colecionou passagens por Monaco, Arsenal, Manchester City, Real Madrid, Tottenham e Crystal Palace. Atualmente, ele joga no ?stanbul Basaksehir, da Turquia.

Onde buscar ajuda?

Não tenha vergonha de pedir auxílio. O diagnóstico da depressão deve ser feito pelo psiquiatra, sempre que possível. Busque indicação de conhecidos, vá aos postos de saúde ou serviços de psiquiatria/psicologia das universidades de sua cidade. Você pode verificar o registro do médico nos sites do Conselho Federal de Medicina (CFM) ou da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), que possuem listas com profissionais por cidade e estado.

O CVV (Centro de Valorização da Vida) dá apoio emocional gratuitamente e com total sigilo, por telefone, e-mail, chat e voip 24 horas, em todos os dias da semana para quem está em desespero ou pensa em suicídio.