Topo

Bahia

Como o Bahia chega para a disputa do Campeonato Brasileiro 2019

Jhony Pinho/AGIF
Imagem: Jhony Pinho/AGIF

Do UOL, em São Paulo

26/04/2019 04h00

Apesar do título estadual sobre o Bahia de Feira, o Bahia chega ao Campeonato Brasileiro ainda como uma incógnita. Roger Machado está em início de trabalho, mas aproveita parte do que foi deixado por Enderson Moreira para iniciar a competição nacional já com alguma 'cara'. O time tem como objetivo melhorar ainda mais a posição dos últimos anos - 11º em 2018 e 12º em 2017.

A meta do Bahia é ficar, ao menos, entre os 10 primeiros, depois do 11º lugar no ano passado e o 12º em 2017. Um degrau por ano. Mas o time não vem tão bem, apesar da grande expectativa da torcida desde o início do ano. Tanto que Enderson Moreira saiu e chegou Roger Machado, único técnico negro deste Brasileirão, não por acaso na cidade, proporcionalmente, mais negra do país. O time sente, e muito, a perda de Zé Rafael.
Juca Kfouri, blogueiro do UOL Esporte.

Destaque principal

Gilberto - divulgação/Bahia - divulgação/Bahia
Imagem: divulgação/Bahia

O experiente Gilberto, ex-São Paulo e Vasco, é o artilheiro do Bahia na temporada, com 14 gols, sendo um deles o do título estadual. Chega para o Brasileirão como principal referência do time.

Quem chega em alta

Bahia - Divulgação/Bahia - Divulgação/Bahia
Imagem: Divulgação/Bahia

O setor de ataque foi o ponto forte do Bahia até aqui, com 50 gols em 28 jogos. Com isso, além de Gilberto, outros dois jogadores a serem destacados são Shaylon e Fernandão, com cinco e sete gols na temporada, respectivamente.

Quem chega em baixa

Nino - MARCELO MALAQUIAS/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO - MARCELO MALAQUIAS/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: MARCELO MALAQUIAS/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Além de Guilherme, que não jogou mais depois de 'abandonar' uma jogada durante partida da Copa do Nordeste, Nino Paraíba (foto) é outro que decepciona na temporada. O lateral vem jogando mal e sendo bastante contestado pelos aficionados tricolores.

Quem pode reforçar/posições carentes

Com uma carência na lateral direita, o Bahia acertou a chegada de Ezequiel, que chega por empréstimo do Fluminense.

Time-base

Douglas; Nino Paraíba (Ezequiel), Ernando, Lucas Fonseca e Moisés; Gregore e Elton; Artur, Eric Ramires e Arthur Caíke; Gilberto (Fernandão)

Posição no Brasileiro do ano anterior (11º)

Posição no Estadual (campeão)

Bahia