Topo

Ceará

Como o Ceará chega para a disputa do Campeonato Brasileiro 2019

Ceará
Imagem: Ceará

Do UOL, em São Paulo

26/04/2019 04h00

Depois de contar com Lisca para permanecer na elite no ano passado, o Ceará chega para este Brasileirão ainda sem saber o que esperar dele, uma vez que acabou de trocar de treinador - Enderson Moreira chegou para o lugar do ex-técnico. Inicia a competição, mais uma vez, com o objetivo de seguir na Série A para 2020.

O técnico Enderson Moreira chega ao Ceará para apaziguar os ânimos para o Campeonato Brasileiro depois de Lisca, o herói em 2018, ser demitido. Sua relação com o elenco e com parte da comissão técnica estava deteriorada. Enderson se apresenta com a missão de colocar o Ceará entre os 10 melhores da Série A, e não será fácil. A diretoria acredita que o time inicia o Brasileiro em 2019 com um elenco mais pronto que o de 2018, apesar da derrota na final do Cearense e das eliminações nas Copas do Brasil e do Nordeste. Enderson terá opções interessantes para o ataque, como Roger e Leandro Carvalho, mas o meio de campo e o setor defensivo preocupam. Reforços devem chegar com o novo técnico.
Marcel Rizzo, blogueiro do UOL Esporte

Destaque principal

Ricardo Bueno. Experiente, o atacante de 31 anos começou a temporada com o torcedor pegando no pé, resquícios do ano passado, mas foi fazendo gols e tomou a posição de Roger. É o artilheiro do time na temporada, com sete gols em 16 jogos.

Quem chega em alta

Todo o sistema defensivo, incluindo os dois volantes, Baxola e Ricardinho, armas do Ceará tanto na contenção do meio-campo como no início das jogadas da equipe de Lisca.

Quem chega em baixa

Leandro Carvalho, que chegou com festa, mas balançou as redes apenas duas vezes em 15 jogos, e Wescley, que chegou como a contratação mais cara do futebol cearense e ainda não marcou um gol sequer com a camisa alvinegra.

Quem pode reforçar/posições carentes

O ponto mais fraco do Ceará é o ataque, especialmente a finalização. Diante disso, o clube alvinegro já acertou com Bergson, que rescindiu com o Athletico Paranaense, e já tem encaminhado acerto com outros dois jogadores para o setor ofensivo: Thiago Galhardo, ex-Vasco, e Matheus Gonçalves, do Fluminense.

Time-base

Richard, Samuel Xavier, Luiz Otávio, Tiago Alves, Carleto; Fabinho, Juninho; Leandro Carvalho, Ricardinho (Fernando Sobral), Felipe Baxola; Ricardo Bueno (Roger).

Posição no Brasileiro do ano anterior (15º)

Posição no Estadual (vice-campeão)

Ceará