Topo

Fortaleza

Como o Fortaleza chega para a disputa do Campeonato Brasileiro 2019

Stephan Eilert/AGIF
Imagem: Stephan Eilert/AGIF

Do UOL, em São Paulo

26/04/2019 04h00

De volta à elite depois de ganhar a Série B do ano passado, o Fortaleza tem no Campeonato Brasileiro o grande teste para ver se já está preparado para se manter na elite e até alcançar voos maiores sob o comando de Rogério Ceni, que em pouco mais de um ano já acumula dois títulos pelo time tricolor: Série B e Estadual. Desde a chegada do treinador, clube e equipe apresentaram trabalhos a serem destacados. Será que isso vai continuar na Série Al?

São 19 jogos e apenas 11 gols tomados na temporada. E Rogério Ceni, em seu segundo ano como técnico do Fortaleza, consolidou uma maneira de jogar que tem a defesa como pilar, mas também qualidade no ataque, algo que ele não teve em 2018. Osvaldo, que começa bem a temporada, e Wellington Paulista, que ainda não deslanchou, dão experiência a um time que vai precisar superar uma diferença de estrutura muito grande para outros times da Série A para conseguir alcançar o objetivo de beliscar uma vaga na Copa Sul-Americana. Olho no zagueiro colombiano Quintero, de apenas 24 anos.
Marcel Rizzo, blogueiro do UOL Esporte

Destaque principal

Rogério Ceni. É o grande personagem do Fortaleza, ainda mais depois de ter recusado o Atlético-MG e permanecido no Pici. Chega para o Brasileiro com dois títulos no currículo em menos de dois anos de trabalho: Série B e Cearense, conquistado em cima do rival.

Quem chega em alta

Osvaldo. Velho conhecido de Rogério Ceni, o atacante de 32 anos é a principal peça do agressivo ataque do Fortaleza.

Quem chega em baixa

Fortaleza - Leonardo Moreira/Fortaleza EC - Leonardo Moreira/Fortaleza EC
Imagem: Leonardo Moreira/Fortaleza EC

Wellington Paulista. Ainda não marcou gols com a camisa do Fortaleza após dez jogos.

Quem pode reforçar/posições carentes

Precisa de nomes para o ataque, já que perdeu Éderson, lesionado. Trouxe Kieza, mas ainda busca outros reforços para o setor ofensivo, especialmente a posição de meia - Nenê é um dos alvos. Espera a janela internacional para trazer outros jogadores.

Time-base

Marcelo Boeck, Tinga, Juan Quintero, Roger Carvalho, Bruno Melo; Felipe, Araruna (Dodô); Edinho, Wellington Paulista (Kieza), Júnior Santos, Osvaldo.

Posição no Brasileiro do ano anterior (Campeão da Série B)

Posição no Estadual (campeão)

Fortaleza