Topo

Grêmio

Como o Grêmio chega para a disputa do Campeonato Brasileiro 2019

Jorge Adorno/Reuters
Imagem: Jorge Adorno/Reuters

Do UOL, em São Paulo

26/04/2019 04h00

O Grêmio de Renato Gaúcho chega em nova fase de transformação para o Brasileirão. Os jovens viraram titulares no meio-campo, Luan foi para o banco de reservas e Diego Tardelli ainda não se garantiu na equipe. O título do Campeonato Gaúcho deu moral para uma equipe que oscilou na Libertadores e precisa encontrar novos expedientes ofensivos para manter o estilo de jogo.

O clube confia que finalmente tem elenco para disputar simultaneamente e com chances de títulos a Libertadores e o Brasileiro. Acontece que a equipe disputou suas últimas partidas de Libertadores com metade da formação do ano passado. As entradas de Matheus Henrique, Jean Pyerre e o retorno de Alisson fortalecem, mas é preciso acertar a médio prazo. Elenco o Grêmio tem mais. Disputar o título é uma prova para se ver durante o primeiro turno. Em princípio, luta por Libertadores.
Paulo Vinicius Coelho, blogueiro do UOL Esporte

Destaque principal

Everton - REUTERS/Jorge Adorno - REUTERS/Jorge Adorno
Imagem: REUTERS/Jorge Adorno

Everton. Meia-atacante foi artilheiro do Grêmio em 2018, tem sido convocado por Tite e mesmo com atuações abaixo da média pessoal na temporada, ainda é a maior figura do time no momento.

Quem chega em alta

Jean Pyerre -  LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA -  LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Matheus Henrique e Jean Pyerre. Jovens viraram titulares durante o Gauchão e Libertadores e ajudaram a deixar o meio-campo mais dinâmico. O primeiro lembra Arthur em alguns atributos e forma boa dupla com Maicon; o segundo é o substituto de Luan, que perdeu lugar entre os titulares.

Quem chega em baixa

Luan - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Luan: Melhor jogador da América do Sul em 2017, o meia saiu da equipe sob alegação de problemas físicos. Atualmente luta para recuperar espaço entre os titulares.

Felipe Vizeu: Herdeiro da camisa 10, atacante ex-Flamengo teve bom início e depois caiu. Acumula vários jogos sem marcar gols e sobrou até do banco em partidas recentes.

Quem pode reforçar/posições carentes

Zagueiro, volante e meia; diretoria segue à procura de reforços para completar o grupo, nomes que sejam alternativas para a sequência de jogos da temporada. Para a zaga, Gil, ex-Corinthians, foi sondado para suprir uma possível saída de Kannemann para o futebol europeu.

Time-base

Paulo Victor; Leonardo, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon, Matheus Henrique, Alisson, Jean Pyerre e Everton; André

Posição no Brasileiro do ano anterior (4º)

Posição no Estadual (Campeão)

Grêmio