Topo

Palmeiras

Como o Palmeiras chega para a disputa do Campeonato Brasileiro 2019

Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Do UOL, em São Paulo

26/04/2019 04h00

O Palmeiras chega para o Brasileirão, como não poderia deixar de ser, como um dos favoritos ao título. O atual campeão manteve a base vencedora de 2018, segurou os destaques Dudu e Bruno Henrique e ainda contratou Ricardo Goulart. O time tem encarado críticas por não render tudo o que pode, mas o vasto elenco alviverde é um trunfo para Felipão rodar a equipe e manter a regularidade necessária para competir em um campeonato assim.

Ser campeão brasileiro não é fácil. Ser bi é raro. Ser campeão, vice e campeão seguidamente só aconteceu duas vezes. Ganhar 14 jogos com time reserva é mais difícil ainda. Tudo isso o Palmeiras conquistou desde 2015. Manteve comissão técnica e elenco. Foca a Libertadores como fez em 2018. Mas tem ainda mais condição de ir mais longe em 2019. Só precisa começar a jogar o futebol que ainda não mostrou este ano.
Mauro Beting, blogueiro do UOL Esporte

Destaque principal

Dudu - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Dudu. Apesar de ainda não ter repetido em 2019 as grandes atuações do segundo semestre do ano passado, quando foi o craque do Brasileirão, o camisa 7 alviverde ainda é a grande referência técnica da equipe e raramente entra no rodízio de Felipão. Quando Dudu está inspirado, o Palmeiras ganha um jogador que pode decidir qualquer partida em apenas um lance, seja com gols ou assistências.

Quem chega em alta

Weverton - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Weverton. Foi um dos pontos fortes de uma defesa que tomou poucos gols e se solidificou como primeira opção no gol. No jogo da eliminação para o São Paulo, Felipão escolheu Fernando Prass pensando nos pênaltis, o que não foi suficiente.

Marcos Rocha. Depois de um 2018 irregular, em que chegou a ficar atrás de Mayke na preferência de Felipão, o lateral direito tem respondido com ótimas atuações neste ano. Além da boa produção ofensiva, está mais atento na defesa.

Gustavo Gómez. Sempre tratado como o principal acerto nas contratações da temporada passada, o paraguaio segue mantendo o alto nível de desempenho. Concentrado e sério, raramente comete um erro e é de longe o zagueiro mais seguro do elenco.

Felipe Melo. Já faz um tempo que o volante tem deixado as polêmicas de lado e se concentrado em jogar futebol, o que tem feito muito bem em 2019. Muitas vezes é a principal fonte de criatividade do meio-campo, mesmo jogando mais recuado, com lançamentos precisos e inversões de jogo.

Gustavo Scarpa. Outro que teve um 2018 muito turbulento, atrapalhado por lesões e problemas na Justiça, mas está correspondendo bem nesta temporada. Sua batida na bola e visão de jogo têm sido importantes para um time que muitas vezes sofre para criar.

Quem chega em baixa

Lucas Lima - Ale Cabral/AGIF - Ale Cabral/AGIF
Imagem: Ale Cabral/AGIF

Lucas Lima. Se a primeira temporada do camisa 20 pelo Palmeiras já foi um pouco abaixo das expectativas, a atual é pior. Com praticamente nenhuma atuação de destaque no ano, Lucas Lima tem despertado antipatia da torcida pela pouca participação e influência nos jogos.

Raphael Veiga. O meia voltou de empréstimo do Athletico com moral e recebeu oportunidades de Felipão, mas jamais convenceu. Enfrenta concorrência pesada no setor e dificilmente vai conquistar espaço.

Carlos Eduardo. Contratado por R$ 23 milhões, o atacante de velocidade pedido por Felipão ainda não correspondeu. Apesar de ter decidido um clássico na primeira fase do Paulista com um golaço contra o São Paulo, a maioria de suas atuações foram fracas, com muitos erros técnicos e de tomada de decisão.

Borja. O centroavante vive talvez seu pior momento pelo Palmeiras. Muitos gols perdidos e reclamações constantes da torcida parecem ter minado a confiança do colombiano, que vê até o posto de reserva imediato de Deyverson ameaçado pelo jovem Arthur Cabral.

Quem pode reforçar/posições carentes

O Palmeiras não considera nenhum setor como carente e não está no mercado para cobrir lacunas do elenco, mas sempre afirma que "negócios de oportunidade" são possíveis. Apesar disso, os pontas de velocidade Carlos Eduardo e Felipe Pires ainda não corresponderam, e com exceção de Gustavo Gómez nenhum zagueiro é considerado titular absoluto.

Time-base

Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique e Ricardo Goulart; Gustavo Scarpa, Dudu e Deyverson.

Posição no Brasileiro do ano anterior (Campeão)

Posição no Estadual (eliminado na semifinal)

Palmeiras