Topo

Cruzeiro

Como o Cruzeiro chega para a disputa do Campeonato Brasileiro 2019

divulgação/Cruzeiro
Imagem: divulgação/Cruzeiro

Do UOL, em São Paulo

26/04/2019 04h00

O Cruzeiro chega com status de favorito no Brasileirão. Além de contar com um elenco ainda mais forte que 2018, o início de ano arrasador dá pintas que o clube vai brigar nas cabeças. Diferente dos últimos anos, quando priorizou os torneios de mata-mata, a Raposa seguirá forte na disputa dos pontos corridos mesmo se Mano Menezes rodar o time em alguns momentos, pois tem um grupo capaz de manter o nível técnico mesmo com jogadores reservas.

Apesar da perda de Arrascaeta, o elenco cruzeirense se fortaleceu com as chegadas de Rodriguinho, Pedro Rocha e Marquinhos Gabriel, além do retorno de Fred. O técnico Mano Menezes conseguiu uma evolução em seu trabalho, acrescentando alternativas ofensivas à eficiência na defesa vista nos últimos dois anos. Caso se dedique ao Brasileiro, Cruzeiro tem chances de título.
Rodrigo Mattos, blogueiro do UOL Esporte

Destaque principal

Rodriguinho - Thomás Santos/AGIF - Thomás Santos/AGIF
Imagem: Thomás Santos/AGIF

Rodriguinho chegou há pouco tempo, mas mostrou que já está muito à vontade no time. Tomou conta do meio-campo. Tem jogado pelo meio, centralizado, mas é visto em todas as partes do campo ofensivo, inclusive chegando à área com frequência para marcar seus gols. Se for tratado como concorrente de Thiago Neves, certamente já largou na frente e dará trabalho para sair do time. Caso contrário, Mano terá que quebrar a cabeça para arrumar um lugar para os dois no time.

Quem chega em alta

Já era esperado que jogadores como Fred e Rodriguinho mostrassem um bom futebol durante o Mineiro. Dos reforços, a grande surpresa mesmo foi Marquinhos Gabriel. O meia chegou a pedido de Mano, mas cercado de desconfiança. Em campo, surpreendeu muito positivamente, e pode até colocar uma boa dúvida na cabeça do treinador para escalar o time.

Quem chega em baixa

Edilson - Vinnicius Silva/Cruzeiro - Vinnicius Silva/Cruzeiro
Imagem: Vinnicius Silva/Cruzeiro

O lateral Edilson não teve atuações tão convincentes. Embora não tenha atuado mal, suas apresentações ainda estão abaixo do que se espera dele. Em alguns momentos, perdeu a preferência do torcedor, que aprovou o futebol e pediu a titularidade do recém-contratado Orejuela.

Quem pode reforçar/posições carentes

O Cruzeiro já está com um time encaixado para a disputa do Brasileirão. Além dos titulares, a equipe também conta com ótimas peças de reposição, o que praticamente reduz a zero as carências. De todos os setores, a defesa apresenta maior disparidade entre os reservas e principais jogadores. Apesar da fortíssima dupla Léo e Dedé, os suplentes Fabrício Bruno e Murilo não estão tão à altura dos titulares.

Time-base

Fábio; Edilson, Léo, Dedé e Egídio; Henrique, Lucas Romero; Rodriguinho, Robinho e Marquinhos Gabriel; Fred.

Posição no Brasileiro do ano anterior (8º)

Posição no Estadual (campeão)

Cruzeiro