Topo

Messi entra no segundo tempo e faz gol que dá título espanhol ao Barcelona

Jogadores do Barcelona e filhos posam com taça do Campeonato Espanhol - Albert Gea/Reuters
Jogadores do Barcelona e filhos posam com taça do Campeonato Espanhol Imagem: Albert Gea/Reuters

Do UOL, em São Paulo

27/04/2019 17h35

O Barcelona enfim soltou o grito de campeão na Espanha. Com grande auxílio de Messi, que entrou somente no segundo tempo para marcar o gol do título, o Barça venceu o Levante por 1 a 0 e conquistou pela 26ª vez o Campeonato Espanhol.

Por conta da vitória do Atlético de Madrid na manhã de hoje (27), os catalães precisavam vencer para erguer a taça com três rodadas de antecedência. E o gol que selou a conquista saiu somente aos 16 minutos do segundo tempo com o Lionel Messi, que não esteve entre os titulares por conta da partida pela Liga dos Campeões no meio da semana que vem. O argentino recebeu a bola de Vidal, limpou dois marcadores e mandou cruzado para as redes.

10x Messi

Messi - Pau Barrena/AFP - Pau Barrena/AFP
Messi comemora gol do título
Imagem: Pau Barrena/AFP

Foi impressionante a diferença que Messi fez ao entrar no lugar de Philippe Coutinho após o intervalo. Com dois minutos em campo, ele já fez a defesa do Levante se preocupar, ao chutar de chapa para defesa de Aitor. Seu único gol saiu apenas aos 16, do jeito que o argentino gosta, deixando marcadores sem reação.

Com a conquista de hoje, Messi soma 10 títulos de Campeonato Espanhol na carreira. Se fosse um time, o camisa 10 seria o terceiro maior campeão da Espanha, empatado com o Atlético de Madrid. E com o gol de hoje, ele soma 46 gols em 45 partidas disputadas nesta temporada.

Coutinho x Aitor Fernández

Coutinho - Pau Barrena/AFP - Pau Barrena/AFP
Philippe Coutinho se destacou no primeiro tempo
Imagem: Pau Barrena/AFP

Titular na partida, Philippe Coutinho cedeu o seu lugar para Messi brilhar no segundo tempo. Porém, enquanto esteve em campo, o brasileiro foi um dos principais jogadores do Barça, protagonizando um grande duelo com o goleiro do Levante, Aitor Fernández.

Aitor fechou o gol e deu trabalho para o Barcelona e, de modo especial, Coutinho, que foi para o intervalo como o maior finalizador do time - seis tentativas no total. Aos 40 minutos, ele ainda teve um chute no travessão, após cobrança de falta na entrada da área.

O defensor do Levante sofreu o gol no segundo tempo, mas conseguiu impedir que o Barcelona repetisse uma goleada como no primeiro turno, quando fez 5 a 0 sobre o time valenciano.

Não foi sem sustos!

Os mais de 90 mil torcedores presentes no Camp Nou só soltaram o grito de campeão após um susto que sofreu nos minutos finais do jogo. O meia Bardhi mandou na trave e Ter Stegen ainda teve que mandar para fora no reflexo pra impedir um rebote. No último lance da partida, o Levante ainda teve mais uma chance de empatar após cobrança de escanteio desviada por Suárez. Só depois disso que o árbitro apitou o fim de jogo para a festa realmente começar!

Domínio catalão

O Barcelona ainda está distante do Real Madrid em número de títulos (33 x 25), porém o domínio dos catalães nesta década é incontestável. Esta é a oitava conquista nas últimas onze edições da La Liga. Além disso, o time de Ernesto Valverde não sabe o que é perder desde janeiro.

Festa curta

A festa do 26º título espanhol do Barcelona não vai poder se prolongar muito por conta do importante compromisso que o time terá no meio da semana que vem. Na quarta-feira (1º), Messi e companhia volta ao Camp Nou para enfrentar o Liverpool na primeira partida da semifinal da Liga dos Campeões.

Ficha técnica
Barcelona 1 x 0 Levante

Data: 27/04/2019
Local: Camp Nou, Barcelona (ESP)
Público: 91.917 torcedores
Hora: 15h45 (de Brasília)

Gol: Lionel Messi, aos 16 minutos do segundo tempo.

Barcelona: Ter Stegen; Jordi Alba, Lenglet, Piqué e Semedo; Rakitic, Arthur (Busquets) e Vidal; Philippe Coutinho (Lionel Messi), Luis Suárez e Dembelé (Sergi Roberto). Treinador: Ernesto Valverde.

Levante: Aitor Fernández; Coke, Rúben Vezo, Rober e Luna; Campaña, Vukcevic (Bardhi), Jason, Rochina (Roger) e Simon (Morales); Borja Mayoral. Treinador: Paco López.