Topo

Abaixo do São Paulo, Cruzeiro joga por embalo e 1000º ponto no Brasileirão

Vinnicius Silva/Cruzeiro
Imagem: Vinnicius Silva/Cruzeiro

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

05/05/2019 04h00

Campeão por três vezes na era dos pontos corridos, o Cruzeiro está próximo de alcançar seu 1000º ponto no atual formato do Brasileirão. Para isso acontecer, a equipe terá que vencer o Goiás na tarde de hoje, e se tornar o segundo time brasileiro a atingir tal feito. O primeiro e até agora único foi o São Paulo, no primeiro turno do ano passado. Além disso, a equipe também quer fazer seu segundo dever de casa e ganhar uma sequência positiva para chegar aos seis pontos e se aproximar dos primeiros colocados.

Até aqui, a Raposa soma 997 pontos conquistados em 630 jogos (287 vitórias, 136 empates e 207 derrotas). Na 12ª rodada do ano passado, o São Paulo foi o primeiro a alcançar os 1000 pontos ao bater o Vitória por 3 a 0. Neste ano, o Santos (972 pontos), Corinthians (933), Flamengo (922) e Internacional (921) também têm chances reais de repetir o feito do tricolor paulista.

Realizado desde 2003, o Brasileirão de pontos corridos também tem o Cruzeiro como dono de sua melhor campanha em número de pontos. Logo no primeiro, a Raposa de Vanderlei Luxemburgo e Alex somou 100 pontos. Apesar do recorde, vale a ressalva que naquele momento o torneio ainda era disputado com 24 equipes, quatro a mais que hoje.

Além do tricampeonato na era dos pontos corridos, o Cruzeiro também conta com outras campanhas de sucesso e que terminaram na parte alta da tabela: ficou com o vice em 2010, na terceira colocação em 2008 e no quarto lugar em 2009, além de terminar duas vezes em quinto.

"Todos os jogos são importantes. Temos um campeonato de pontos corridos, a primeira rodada vale exatamente a mesma coisa que a última. Fomos para o grupo de equipes com três pontos na tabela. Agora temos um segundo jogo na nossa casa, e sabíamos que tínhamos de buscar seis pontos nos dois jogos. Fizemos a primeira parte e vamos tentar melhorar para poder ficar melhor na segunda. É isso que nos motiva para enfrentar o Goiás e buscar, por consequência, os mil pontos que o Cruzeiro tem méritos de ter construído, pois está sempre entre os primeiros nos campeonatos", disse Mano Menezes.

CRUZEIRO x GOIÁS

Motivo: 3ª rodada do Brasileirão
Data/Hora: 05/05/2019, às 16h (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)
Assistente: Luiz Claudio Regazone (RJ) e Silbert Faria Sisquim (RJ)
Árbitro de Vídeo: Paulo Roberto Alves Junior (PR)

CRUZEIRO: Fábio; Orejuela, Dedé, Leo e Egídio; Henrique e Lucas Silva (Lucas Romero); Robinho, Rodriguinho e Pedro Rocha; Fred. Técnico: Mano Menezes.

GOIÁS: Tadeu; Daniel Guedes, David Duarte, Yago e Jeferson; Geovane, Léo Sena e Giovanni Augusto; Renatinho, Kayke e Leandro. Técnico: Claudinei Oliveira.