Topo

Espanhol - 2019

Vinicius Júnior volta de lesão, e Real Madrid bate o Villarreal no Espanhol

Vinicius Junior retorna ao Real Madrid após lesão - JUAN MEDINA/REUTERS
Vinicius Junior retorna ao Real Madrid após lesão Imagem: JUAN MEDINA/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

05/05/2019 13h09

Vinicius Júnior está de volta ao Real Madrid. Após dois meses afastado por uma lesão no tornozelo, o brasileiro retornou ao time hoje (5) na vitória por 3 a 2 contra o Villarreal, no Santiago Bernabéu, pela 36ª rodada do Campeonato Espanhol. Mariano Díaz, duas vezes, e Vallejo anotaram os gols do time merengue. Moreno e Jaume Costa marcaram para os visitantes.

A partida marcou o primeiro jogo de Vinicius Júnior sob o comando do técnico Zinédine Zidane. O ex-Flamengo entrou em campo aos 29 minutos do segundo tempo. Ele estava afastado dos gramados desde o dia 5 de março, quando se machucou na partida contra o Ajax pela Liga dos Campeões.

Sem almejar mais nada na competição, o Real Madrid jogou para tentar encerrar de forma honrosa a temporada. A equipe, que vinha de derrota para o Rayo Vallecano e empate contra o Getafe, fez valer o mando de campo e garantiu a vitória no penúltimo jogo em casa na competição. A partida contou com homenagem ao goleiro Iker Casillas, que sofreu um infarto e foi internado com urgência em Portugal na última quarta-feira (1º).

Com o resultado, o Real chegou a 68 pontos na terceira posição. A equipe já está matematicamente classificada para a próxima edição da Liga dos Campeões. Já o Villarreal é o 16º, com 40, e ainda corre risco de rebaixamento - o primeiro time na zona de descenso soma 35 pontos.

O Real Madrid volta a campo no próximo domingo (12), fora de casa, contra a Real Sociedad pela 37ª rodada do Espanhol. Dois dias depois, a equipe se despede da temporada diante do Betis no Santiago Bernabéu.

O melhor: Mariano Díaz marca duas vezes

Mariano Díaz mostrou serviço na oportunidade como titular no jogo de hoje. O atacante, que não marcava desde o dia 3 de fevereiro, anotou dois gols na vitória do Real Madrid. A atuação pode ser bastante útil ao jogador, que tem futuro incerto no clube para a próxima temporada.

O pior: Casemiro falha

Um dos jogadores de mais prestígio com o técnico Zidane no Real, o volante Casemiro falhou em um lance que poderia ter custado caro ao Real neste domingo. No início do primeiro tempo, o brasileiro deu bobeira no campo de defesa e foi desarmado no lance que culminou no gol do Villarreal.

Vinicius Júnior volta após dois meses

Vinicius Jr e Zidane - JAVIER SORIANO/AFP - JAVIER SORIANO/AFP
Imagem: JAVIER SORIANO/AFP
Recuperado de lesão no tornozelo direito, Vinicius Júnior voltou ao Real Madrid. Longe dos gramados desde o dia 5 de março, no jogo contra o Ajax pela Liga dos Campeões, o brasileiro foi relacionado por Zidane e começou a partida no banco de reservas.

A expectativa pelo retorno do atacante ex-Flamengo acabou aos 29 minutos do segundo tempo, quando ele entrou na vaga de Brahim Díaz e fez o seu primeiro jogo sob o comando do técnico francês.

Vinicius Jr. chegou perto, inclusive, de marcar no retorno. Aos 37 minutos, ele aproveitou uma bola sobrada dentro da área e bateu rasteiro, mas em cima do goleiro. Perto do fim do jogo, o atacante levou uma entrada dura no tornozelo recém-recuperado, mas levantou sem se queixar de dores.

Real faz gol relâmpago e Villarreal empata em erro de Casemiro

Demorou menos de dois minutos para o Real Madrid inaugurar o placar neste domingo. Após vacilo de Cazorla no meio de campo, Mariano Díaz avançou livre para completar na saída de Andrés Fernández.

A vantagem no Real, no entanto, durou pouco. Depois de mais uma bobeira, desta vez do lado do time merengue, o Villarreal chegou ao empate. Casemiro recebeu de Kroos e foi desarmado no campo de defesa. Na sequência, o atacante Moreno bateu forte da entrada da área e igualou o placar aos 11 minutos.

Zagueiro coloca Real em vantagem no fim do primeiro tempo

A partida já se encaminhava para o intervalo quando o Real Madrid retomou a vantagem no Santiago Bernabéu. Depois de um escanteio curto, Marcelo arriscou um chute de direita da entrada da área, a bola desviou na defesa do Villarreal e sobrou limpa dentro da área. O zagueiro Jesús Vallejo aproveitou a chance e apareceu para completar para o gol aos 40 minutos do primeiro tempo. Foi o primeiro gol do jogador com a camisa do Real.

Mariano Díaz encaminha vitória na volta do intervalo

Se no primeiro tempo Mariano Díaz precisou de dois minutos para marcar, na volta do intervalo o atacante também precisou de pouco tempo para balançar a rede. Aos quatro minutos da segunda etapa, o dominicano ampliou a vantagem do Real Madrid ao completar cruzamento preciso de Carvajal. Bem posicionado, ele só teve o trabalho de empurrar para o gol e encaminhar o resultado do Real Madrid.

Nos acréscimos, Jaume Costa diminuiu a desvantagem do Villarreal ao acertar um belo chute da entrada da área, mas não foi o suficiente para evitar o triunfo merengue.

Homenagem para Casillas

Antes da partida, o Real Madrid prestou homenagem para o goleiro Iker Casillas, que sofreu um infarto e foi internado com urgência em Portugal na última quarta-feira (1º). Os jogadores do time merengue entraram em campo com camisetas com a mensagem "Iker, todos contigo". Além disso, faixas de apoio foram exibidas nas arquibancadas do Santiago Bernabéu. Ontem, atletas e torcedores do Porto também homenagearam o espanhol.

Formado nas categorias de base do Real, Casillas defendeu o clube entre 1998 e 2015. O goleiro deixou a UTI do Hospital CUF, na cidade do Porto, na última sexta-feira (3) após dois dias internado. Em entrevista coletiva, a jornalista espanhola Sara Carbonero, mulher do jogador, afirmou que ele deve sair do hospital em poucos dias, provavelmente, nesta segunda-feira.