Topo

Vasco

Torcida do Vasco protesta em São Januário e xinga Campello, PC e Pikachu

Torcedores do Vasco protestaram em São Januário com faixas - Reprodução
Torcedores do Vasco protestaram em São Januário com faixas Imagem: Reprodução

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

06/05/2019 17h14

Insatisfeita com a campanha do Vasco na temporada - time é o atual lanterna do Campeonato Brasileiro, com apenas um ponto -, a torcida foi à porta de São Januário, na tarde de hoje (6), para realizar um protesto. Os alvos dos gritos de ordem foram o presidente Alexandre Campello, o presidente do Conselho Deliberativo Roberto Monteiro, o coordenador técnico PC Gusmão e o jogador Yago Pikachu.

Pikachu, que chegou à Colina no final de 2015, tentou agredir um torcedor no desembarque do elenco cruzmaltino em Manaus, na última sexta-feira, antes do duelo com o Corinthians.

Os torcedores levaram faixas pedindo eleições diretas para presidente do clube e afirmando que os valores mostrados no balanço financeiro referente ao ano passado não condizem com a realidade. Nas peças, pôde-se lidas as frases "Para que ser sócio se o conselho que decide? Diretas Já", "Superávit 60 milhões. Fake news" e "Situação x oposição, enquanto vocês brigam o Vasco agoniza. Fora Gusmão".

Atualmente, a eleição do Vasco é indireta. Os sócios votam nas chapas. O grupo vencedor leva 120 conselheiros e o segundo colocado leva 30. Estes, se juntam aos 10 natos para formar o corpo de 300 conselheiros que vão apontar o novo mandatário. No último pleito, em 2017, Júlio Brant, que tinha Campello como vice, venceu, porém, Campello rompeu a parceria e levou com os votos dos conselheiros.

O Vasco passa por uma crise dentro e fora de campo. Com apenas um ponto no Brasileiro, o clube ainda não anunciou o substituto do técnico Alberto Valentim, demitido após o Campeonato Carioca, e, por enquanto, Marcos Valadares, que é do sub-20, comanda o time interinamente. Ontem (5), o clube anunciou a saída do diretor de futebol Alexandre Faria.

Vasco