Topo

Como Barça serve de exemplo para si mesmo e para o Liverpool na Champions

Messi e Neymar comemoram classificação do Barça contra o PSG em 2017 - Xinhua/Hollandse-Hoogte/ZUMAPRESS
Messi e Neymar comemoram classificação do Barça contra o PSG em 2017 Imagem: Xinhua/Hollandse-Hoogte/ZUMAPRESS

Gustavo Setti

Do UOL, em São Paulo

07/05/2019 04h00

O Barcelona fez 3 a 0 no Liverpool, em casa, na ida da semifinal da Liga dos Campeões, e encaminhou sua vaga na decisão da Champions League. Mas é bom o clube catalão ficar atento na partida de volta, hoje, às 16h (de Brasília), em Anfield. Nos últimos anos, o Barça viveu situações semelhantes e com finais diferentes. Agora, serve de exemplo para si mesmo e até para o Liverpool.

A temporada era 2016-17. O PSG fez 4 a 0, em Paris, no duelo de ida das oitavas de final da Champions League. A missão do Barcelona era reverter a vantagem na volta. A equipe já vencia por 3 a 0 aos cinco minutos do segundo tempo, mas o gol de Cavani mais tarde praticamente acabou com as chances dos espanhóis.

Foi quando Neymar chamou a responsabilidade, fez dois na reta final e deu assistência para o gol de Sergi Roberto no estouro dos acréscimos. Final: 6 a 1 e Barça nas quartas de final.

Messi - AFP PHOTO / Filippo MONTEFORTE - AFP PHOTO / Filippo MONTEFORTE
Messi lamenta eliminação contra a Roma
Imagem: AFP PHOTO / Filippo MONTEFORTE
Na temporada seguinte, aconteceu o contrário. O Barcelona bateu a Roma, em casa, por 4 a 1 na ida das quartas de final. O favoritismo e a vantagem praticamente colocavam os catalães nas semis, mas a equipe italiana surpreendeu na volta, fez 3 a 0 no Estádio Olímpico e seguiu viva no torneio.

Estas foram as últimas duas vezes no mata-mata da Liga dos Campeões que um clube derrotado na ida por três ou mais gols de diferença conseguiu reverter a vantagem na volta.

Agora, resta saber qual será o Barça que vai entrar em campo, hoje, na segunda partida contra o Liverpool. A lição já foi dada nas últimas duas temporadas, para o bem e para o mal.