Topo

Esporte


Lucas chama responsabilidade, faz três sobre Ajax e leva Tottenham à final

VI Images via Getty Images
Imagem: VI Images via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

2019-05-08T17:59:49

08/05/2019 17h59

O Tottenham enfrentará o Liverpool na final da Liga dos Campeões. Com três gols de Lucas Moura, o time inglês virou o jogo e venceu o Ajax por 3 a 2 hoje (8), em Amsterdã, depois de perder por 1 a 0 no jogo de ida, e carimbou o passaporte para a grande decisão do torneio europeu, que ocorrerá em Madri no dia 1º de junho.

De Ligt e Ziyech marcaram pelo Ajax, e o brasileiro Lucas Moura chamou a responsabilidade e fez os três gols da virada do Tottenham no segundo tempo. Diante de um rival inglês, os Spurs disputarão a primeira final de Champions League de sua história.

David Neres foi cortado da partida de última hora e não foi nem para o banco de reservas; o clube anfitrião não divulgou uma explicação oficial para o desfalque, mas o atleta parece ter sentido dores musculares.

Quem foi bem: Lucas Moura vira herói em 45 minutos

Matthew Childs/Reuters
Imagem: Matthew Childs/Reuters

O único brasileiro a entrar em campo hoje não decepcionou e lutou muito para não sair decepcionado. Embora tenha feito um primeiro tempo discreto, Lucas Moura chamou a responsabilidade na etapa final, fez os três gols do Tottenham e foi herói.

Aos 10 minutos, após caneta de Danny Rose, Lucas reorganizou contra-ataque inglês e, posteriormente, se apresentou na entrada da área para pegar a bola com Dele Alli e finalizar na saída de Onana. Três minutos depois, em meio a um bate-rebate na área, o brasileiro insistiu na jogada, driblou a marcação e chutou para empatar a partida.

Mas a estrela de Lucas brilhou para valer aos 51 do segundo tempo, quando ele recebeu assistência de Dele Alli e selou a classificação heroica do Tottenham para a final. Durante toda a partida, o brasileiro foi o nome mais adiantado dos Spurs no ataque, enquanto Son fez o papel de homem de ligação entre o colega e o restante do time.

Quem foi mal: Schöne atrapalha Onana

Dan Mullan/Getty Images
Imagem: Dan Mullan/Getty Images

Não existe explicação para o que Schöne fez na jogada que resultou no segundo gol do Tottenham. Tudo indicava que Onana faria uma defesa tranquila depois da finalização de Llorente, mas o meia dinamarquês tirou a bola das mãos do goleiro de seu próprio time e ajudou Lucas, que aproveitou.

Ajax domina primeiro tempo e ensaia festa

Emmanuel Dunand/AFP
Imagem: Emmanuel Dunand/AFP

Só deu Ajax nos primeiros 45 minutos. Ao marcar cedo com De Ligt, aos quatro do primeiro tempo, o time da casa fez com que o Tottenham sentisse o baque e fosse obrigado a sair para o ataque de forma não muito organizada. Afinal, a estratégia elaborada por Mauricio Pochettino levava em conta apenas a desvantagem de um gol.

Meia hora separou os dois tentos do Ajax. O segundo saiu aos 35 minutos, em contra-ataque, com boa jogada de Van de Beek e Tadic e chute certeiro de Ziyech. O fato de que o Ajax abriu dois de vantagem no primeiro tempo - e três no placar agregado, considerando a vitória por 1 a 0 na ida - fez com que a torcida holandesa ensaiasse a festa da classificação e fizesse muito barulho. O problema é que a euforia veio cedo demais.

Tottenham renasce com Lucas

Tottenham Hotspur FC via Getty Images
Imagem: Tottenham Hotspur FC via Getty Images

Os dois primeiros gols de Lucas Moura inverteram quase completamente a dinâmica que foi vista no primeiro tempo. Dez minutos depois de voltar ao intervalo, o brasileiro recolocou o Tottenham no jogo, deixou a Johan Cruiyff Arena relativamente receosa e obrigou o Ajax a se manter no ataque.

Mas ainda faltava um gol de Lucas. E, aos 51, ele se certificou de que parte de Londres viverá noite de festa.

De Ligt mostra liderança e marca, mas cai com Ajax

Adrian Dennis/AFP
Imagem: Adrian Dennis/AFP

Poucos jogadores de 19 anos têm o perfil de liderança que De Ligt mostrou hoje. O zagueiro foi eliminado com o Ajax e certamente terá de lidar com enorme frustração, mas foi o rosto da racionalidade do time no segundo tempo, enquanto o Tottenham dominava, e ainda saltou aos quatro minutos do primeiro tempo e tocou de cabeça para abrir o placar.

David Neres é cortado minutos antes do jogo

Marius Becker/picture alliance via Getty Images
Imagem: Marius Becker/picture alliance via Getty Images

A partida teve início às 16 horas (de Brasília), e David Neres estava escalado como titular do Ajax até 15h54. Foi neste horário em que o clube holandês comunicou que o brasileiro sentiu lesão no aquecimento e seria substituído por Kasper Dolperg. Nem no banco de reservas ele ficou.

FICHA TÉCNICA
AJAX 2 X 3 TOTTENHAM

Data e hora: 8 de maio de 2019, às 16h (de Brasília)
Local: Johan Cruijff Arena, em Amsterdã (Holanda)
Árbitro: Felix Brych (Alemanha)
Auxiliares: Mark Borsch e Stefan Lupp (ambos da Alemanha)
Cartões amarelos: Dolberg, Ziyech e Onana (Ajax); Sissoko e Rose (Tottenham)
Gols: De Ligt, aos quatro, e Ziyech, aos 35 do primeiro tempo (Ajax); Lucas Moura, aos 10, aos 13 e aos 51 do segundo tempo (Tottenham)

AJAX: Onana; Mazraoui, De Ligt, Blind e Tagliafico; Schöne (Veltman), Van de Beek (Magallan) e De Jong; Ziyech, Tadic e Dolperg (Sinkgraven)
Técnico: Erik ten Hag

TOTTENHAM: Lloris; Trippier (Lamela), Alderweireld, Vertonghen e Rose (Davies); Sissoko, Wanyama (Llorente), Dele Alli e Eriksen; Lucas Moura e Son
Técnico: Mauricio Pochettino

Mais Esporte