Topo

Fla aposta até em reforço dos anos 80 para superar Peñarol e evitar vexame

O ídolo Leandro com o técnico Abel Braga no embarque do Flamengo para o Uruguai - Alexandre Vidal/ Flamengo
O ídolo Leandro com o técnico Abel Braga no embarque do Flamengo para o Uruguai Imagem: Alexandre Vidal/ Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/05/2019 04h00

O Flamengo faz hoje a partida mais importante do semestre. Ao entrar em campo contra o Peñarol-URU, às 21h30 (de Brasília), no estádio Campeão do Século, o Rubro-negro jogará a vaga nas oitavas de final da Copa Libertadores. Um empate já é o suficiente para garantir a classificação e a inspiração para evitar a eliminação está no maior lateral-direito da história do clube: Leandro.

Ídolo dos gloriosos anos 80, o "Peixe Frito", que recentemente ganhou um busto na sede da Gávea próximo da estátua de Zico, foi convidado pela direção para acompanhar a delegação no Uruguai e conversar com os jogadores. Leandro é visto como o jogador-símbolo do clube mais próximo do sentimento e das reações do torcedor.

Com frequência, o eterno camisa 2 se emociona ao falar sobre o Flamengo. Campeão de tudo pelo clube, sendo a Libertadores e o Mundial de 1981 os principais títulos, Leandro foi escolhido justamente para passar a sua experiência e ser uma bandeira importante em um jogo fundamental.

"Estou feliz e emocionado pelo convite do Flamengo. Os jogadores estão tranquilos e cientes do jogo delicado. Mas a pressão pode ir para o outro lado também. O Flamengo veio para buscar essa classificação e arrancar para uma futura conquista da Libertadores", afirmou.

Ainda que precise do empate para avançar na Libertadores, o Flamengo poderá se classificar mesmo perdendo. Para isso, terá de torcer para que a LDU-EQU não vença o já eliminado San José-BOL, em casa. Caso essa combinação aconteça - a única em nove possíveis -, equatorianos e uruguaios estarão nas oitavas da Libertadores, enquanto o Rubro-negro amargará a quarta eliminação da década na primeira fase, já que caiu assim em 2012, 2014 e 2017.

O peso de não ter conquistado outra Libertadores depois do único título em 1981 é implacável. Lidar com isso não é simples. Leandro, na medida do possível, tentará ajudar o elenco.

"O peso é normal, acontece. O Flamengo foi campeão da Libertadores, foi eliminado em 1982 pelo próprio Peñarol no Maracanã e não chegou perto depois disso. Caía nas oitavas ou nem sequer classificava. Essa ansiedade do torcedor por outra Libertadores, outro Mundial... Eu também quero. Também sou torcedor do Flamengo. Mas os jogadores também querem", encerrou.

PEÑAROL-URU X FLAMENGO

Data/hora: 08/05/2019, às 21h30 (de Brasília)
Local: Campeón del Siglo, em Montevidéu (URU)
Árbitro: Roberto Tobar (Chile)
Auxiliares: José Retamal (CHI) e Claudio Ríos (CHI)

Peñarol
Dawson; Hernández, Formiliano, Lema e González; Brian Rodríguez, Pereira, Gargano e Cristian Rodríguez; Fernández e Viatri
Técnico: Diego López

Flamengo
César; Pará, Léo Duarte, Rodrigo Caio e Renê; Cuéllar, Willian Arão e Arrascaeta; Everton Ribeiro, Gabigol e Bruno Henrique
Técnico: Abel Braga