Topo

Vasco

Vasco acertou ao contratar Vanderlei Luxemburgo? Blogueiros opinam

Pedro Vilela/Getty Images
Imagem: Pedro Vilela/Getty Images

Do UOL, em Santos (SP)

08/05/2019 14h00

Sem técnico desde a saída de Alberto Valentim, demitido ainda antes do Campeonato Brasileiro, o Vasco anunciou na manhã de hoje a contratação do experiente Vanderlei Luxemburgo. Ele estava sem clube desde outubro de 2017, quando deixou o Sport, e assinou contrato com o Cruzmaltino até o fim de 2019.

O Vasco acerta na contratação de Luxa? Veja o que os blogueiros do UOL Esporte pensam sobre a chegada do técnico ao clube carioca e deixe seu voto:

Você aprova a contratação de Luxemburgo?

Resultado parcial

Total de 10830 votos
74,03%
25,97%

ANDRÉ ROCHA

Incógnita completa. Mais de 500 dias sem trabalhar, muitas entrevistas na TV com a arrogância de sempre, aparentemente sem uma atualização de conceitos.

Mas virá certamente com sangue nos olhos para provar que não está ultrapassado. A tendência é repetir a sequência dos últimos trabalhos: boa resposta inicial, por conta do "fato novo" e de seu carisma que movimenta o clube.

Com os bons resultados vem a empáfia se colocando acima dos jogadores como responsável pelo sucesso. Quando chega a oscilação é que falta o conteúdo atualizado. O nível cai, Luxemburgo transfere responsabilidades publicamente e ninguém vai correr por ele na crise.

Vejamos se desta vez o treinador que está na história do futebol brasileiro faz diferente. Será ótimo para ele e para o Vasco, que precisa de um trabalho consistente em 2019 para sofrer no Brasileiro.

BOLÍVIA

Se você recorrer ao retrospecto de Luxemburgo nos últimos 15 anos, tem tudo para dar errado. Se você pegar a situação do Vasco, dentro de campo e fora dele, mais ainda. A lógica leva ao pessimismo. Porém, como no futebol a lógica nem sempre prevalece, a esperança do torcedor vascaíno é que ocorra uma conjunção astral favorável e o Pofexô dê jeito nesse time. E, hoje em dia, dar jeito passa longe de disputar títulos. Se o Vasco sair da zona de rebaixamento, retomar a confiança e passar a ser um time competitivo, já podemos considerar um sucesso. Claro que o trabalho não passa apenas pelo fato do comandante ganhar ou não a confiança do elenco. Mas durante as entrevistas que faço lá no meu programa no Desimpedidos, o Bolívia Talk Show, perguntei a alguns jogadores se eles preferem um treinador jovem ou um cascudo. E a maioria garante que respeita mais um técnico experiente. Embora tenha perdido boa parte da sua moral por nunca mais ter realizado um trabalho relevante, Luxa já foi considerado o melhor do Brasil. Até hoje, muitos craques o citam como o melhor que tiveram na carreira. Após passagens ruins de treinadores mais novos, a diretoria agora aposta em um medalhão. Resta saber se ele ainda goza dessa moral junto aos jogadores atuais.

JUCA KFOURI

O Vasco parece querer marchar inexoravelmente para o abismo. Não contente com três quedas, prepara a quarta, sem poder dizer que não sabe o que está fazendo. Foi buscar exatamente o cara que só acumula fracassos recentes e ainda por cima diz para todos ouvirem que quer ser presidente do... FLAMENGO! A desgraça cruzmaltina não terminou com o enterro de Eurico Miranda. (LEIA MAIS)

JULIO GOMES

Só o tempo dirá. O Vasco entrevistou Luxemburgo, como qualquer um faz para um posto chave de sua empresa? O Vasco sabe se Luxemburgo montou uma nova equipe de auxiliares, atualizados, como fez Felipão, ou se segue fazendo as coisas do jeito antigo, como Abelão? A resposta a essa pergunta depende muito do Luxemburgo que o clube vai encontrar. Um que acha que o conhecimento de futebol adquirido ao longo dos anos é suficiente ou um que percebeu que precisa atualizar métodos e equipe de trabalho. Não sei a resposta, mas o Vasco deveria saber.

MARCEL RIZZO

Mercado de treinadores no Brasil é limitado, uma nova geração que despontava não se firmou e dá para compreender a tentativa do Vasco com Vanderlei Luxemburgo. Um dos grandes técnicos brasileiros que vai tentar mostrar (de novo) que ainda tem bala na agulha.

MAURO BETING

Um dos maiores treinadores da história sempre merece espaço, oportunidade e respeito. Desde que também ele se respeite. A identificação com o Flamengo não deve e não pode ser problema. Se mantiver o foco no trabalho, esquecer polêmicas e desafetos, e fazer o dele, refazendo alguns conceitos, pode repetir bons trabalhos. Mas não tem grande elenco e condições para tanto.

MAURO CEZAR

Boa sorte ao Vasco. Vai precisar.

MENON

Estou muito feliz com a volta de Luxemburgo. Eu o considero o melhor técnico Brasileiro dos últimos 25 anos. Seus times sempre se apoiam na técnica e na luta por títulos.

Não sei se é a melhor pedida para este Vasco sem craques, sem jogadores de bom nível e em situação ruim na tabela. Talvez fosse melhor alguém se menos luzes, pronto para calcular um ponto aqui e outro ali até chegar aos 45.

Torço para que dê certo. O futebol agradece.

PERRONE

Depende do que a diretoria espera de Luxa. Se a expectativa é conseguir uma melhora rápida, mas sem grandes perspectivas a longo prazo, foi uma boa aposta. Agora, se a intenção é montar um projeto duradouro, que dê frutos no futuro, a aposta foi arriscada.

PVC

A pergunta se o Vasco acertou ou errou ao contratar Vanderlei Luxemburgo é autoexplicativa. Porque se o acerto fosse flagrante ninguém perguntaria. Imagine o Vasco contratando Luxemburgo em 1995. Ninguém perguntaria se era acerto ou erro. Hoje eu não contrataria, por causa de seus últimos insucessos. Seu último bom trabalho foi no Grêmio, em 2012. Terceiro colocado.do Brasileiro com 72 pontos, um a mais do que o Corinthians fez para ganhar o título de 2011. O problema é que o mercado não oferece nenhuma escolha garantida. A ousadia seria Sebastian Beccacece ou Eduardo Coudet, campeão argentino pelo Racing. Escolhas mais ousadas, não necessariamente mais certeira. (LEIA MAIS)

Vasco