Topo

Com 300 gols, Jonas cogita fim de carreira por causa de dores nas costas

Jonas tem sido destaque do Benfica nas últimas temporadas em Portugal - Divulgação/SL Benfica
Jonas tem sido destaque do Benfica nas últimas temporadas em Portugal Imagem: Divulgação/SL Benfica

Marcus Alves

Colaboração para o UOL, de Lisboa (POR)

10/05/2019 04h00

No último domingo, ao receber cruzamento vindo da direita e saltar sozinho para marcar de cabeça, selando a goleada de 5 a 1 do Benfica sobre o Portimonense, Jonas correu meio desnorteado durante a comemoração nos acréscimos. Logo, partiu para o encontro do português André Almeida, responsável pela assistência. Juntos, os dois fizeram o gesto do número 300 com os dedos, em alusão ao número de gols marcados pelo brasileiro em sua carreira.

Aos 35 anos, o atacante cogita se despedir dos gramados ao fim da atual temporada. Com duas rodadas a disputar, ele tem a chance de dar adeus com o seu quarto título português em cinco disputados no estádio da Luz. A informação foi revelada pelo jornal Record e confirmada pelo UOL Esporte.

VEJA TAMBÉM:

Para Jonas, não poderia haver melhor desfecho para a sua trajetória no futebol.

A decisão tem sido amadurecida desde o último semestre e é de pleno conhecimento de pessoas ligadas ao dia a dia do Benfica. Conforme apurado pela reportagem, ela passa, entre outros fatores, pelas dores lombares que perseguem Jonas e fizeram com que o brasileiro acrescentasse à sua rotina deslocamentos até a Espanha para se tratar com um especialista.

O problema nas costas está por trás de sua perda de protagonismo dentro da equipe. Ela coincidiu com o surgimento do garoto João Félix, sensação de 19 anos, e é ilustrada por seus números: em 29 jogos, começou 14 deles como titular e saiu do banco de reservas em outros 15.

Pistolas, como é carinhosamente chamada pela torcida do Benfica, planeja parar em alta e evitar, assim, um adeus semelhante ao que tiveram os compatriotas Júlio César e Luisão, que foram parar entre os suplentes e, sem a mesma influência de antes, preferiram se retirar de forma antecipada.

As dores não chegam a ser novidades para Jonas. Na temporada 2016/17, o atacante realizou trajetos de carro ao lado de Júlio César para preservar as costas e evitar o incômodo dos ônibus.

Mesmo com um ano de contrato ainda por cumprir, o próprio Benfica não crava a sua continuidade no clube.

"O Jonas é um grande atleta, tem prestado um grande trabalho no Benfica, é um atleta que todos nós consideramos muito. O que se irá passar com o Jonas, eu não sei. Sei que, neste momento, ele é atleta do Benfica e tem dado todo o seu melhor esforço para que a equipe consiga atingir aquilo a que todos nós nos propusemos, que é sermos campeões", afirmou o vice-presidente Varandas Fernandes, em entrevista à Rádio Renascença.

Para o seu irmão e agente, Tiago Gonçalves, deixar os campos não representaria um grande baque para o goleador. "O Jonas se prepara (financeiramente) para parar desde que começou", explicou o braço-direito do atacante, em contato anterior com o UOL Esporte.

Com "uma proposta estrondosa da Arábia Saudita" e consultas de Palmeiras e Santos, o camisa 10 esteve perto de deixar o Benfica em agosto, mas acabou decidindo seguir em Lisboa. Ao todo, o veterano acumula 15 gols na atual temporada.