Topo

Grêmio

Grêmio segue sem vencer e tem pior início de Brasileirão em quase 20 anos

Renato Gaúcho observa o Grêmio durante derrota para o Fluminense - Pedro H. Tesch/AGIF
Renato Gaúcho observa o Grêmio durante derrota para o Fluminense Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

12/05/2019 04h00

O Grêmio empatou com o Corinthians ontem, na Arena Corinthians, e segue sem vencer no Campeonato Brasileiro. Depois de quatro rodadas, o time de Renato Gaúcho soma apenas dois pontos e tem somente 17% de aproveitamento. Com isso, a atual arrancada é a pior do clube em quase 20 anos.

A última vez que o Grêmio fechou quatro rodadas de Brasileirão sem vitória foi na Copa João Havelange, em 2000.

O torneio organizado pelo Clube dos 13 substituiu o campeonato nacional, travado por conta de disputa judicial herdada da temporada anterior. Naquele ano, o Grêmio chegou até a semifinal e acabou eliminado pelo São Caetano, mas o início da campanha foi bem ruim.

Naquela temporada, o perdeu em três das quatro rodadas iniciais e até trocou de treinador. Antônio Lopes, que havia substituído Emerson Leão, foi demitido depois das derrotas para Flamengo e Palmeiras. Celso Roth foi contratado e estreou em duelo contra o Bahia, em Salvador, em 9 de agosto. A primeira vitória só veio na quinta rodada, em cima do Corinthians, no estádio do Pacaembu. O placar de 2 a 1 foi obtido no dia 27 de agosto.

Corta para 2019. A atual sequência sem vitórias tem dois empates e duas derrotas. Os pontos foram obtidos contra Avaí e Corinthians, fora de casa. E os tropeços foram para Santos e Fluminense, na Arena do Grêmio.

"Nós somos os culpados por termos dois pontos em 12. Mas daqui a pouco o Grêmio vai decolar. O Grêmio vai estar lá na frente. Quem está do lado do Grêmio que trate de decolar também. Daqui a pouco, o Grêmio vai para o lugar dele, não tenho dúvida nenhuma", minimizou Renato Gaúcho.

"Oscilamos em casa e nós somos os culpados pela nossa situação de agora. Precisamos vencer em casa. Fora de casa, dois resultados normais. O Brasileiro é longo, é um campeonato difícil. Mas eu vou lembrar vocês: daqui a pouco o Grêmio vai decolar. Daqui a pouco vai embora", reiterou o treinador.

Para o grupo de jogadores, a série de rodadas sem vitória não chega a criar pressão adicional. No entendimento do Grêmio, o rendimento dá confiança de que o triunfo virá em breve.

"É verdade que a gente ainda não ganhou, isso pesa. Queremos vencer o mais rápido possível, mas a gente fez por onde nos jogos, e a vitória é questão de tempo", afirmou Geromel.

O Grêmio volta a campo no outro domingo (19), contra o Ceará, fora de casa.

SÉRIE DE JOGOS SEM VITÓRIA DO GRÊMIO EM 2000

Flamengo 3 x 0 Grêmio
Grêmio 0 x 1 Palmeiras
Bahia 1 x 1 Grêmio
Grêmio 0 x 2 Santos

SÉRIE DE JOGOS SEM VITÓRIA DO GRÊMIO EM 2019

Grêmio 1 x 2 Santos
Avaí 1 x 1 Grêmio
Grêmio 4 x 5 Fluminense
Corinthians 0 x 0 Grêmio

Grêmio