Topo

Vasco

Vasco repudia "exposição constrangedora" de Sidão e elogia Casagrande

Do UOL, em São Paulo

12/05/2019 23h46

Após clubes e personalidades se manifestarem, foi a vez do Vasco comentar sobre a entrega do prêmio Craque do Jogo ao goleiro Sidão, após a derrota do cruzmaltino por 3 a 0 para o Santos. Em nota oficial, o clube carioca repudiou a "exposição constrangedora" de Sidão por parte da TV Globo, responsável pela entrega do prêmio de votação popular ao melhor jogador da partida.

"O Vasco repudia a exposição equivocada, constrangedora e desnecessária do atleta Sidão em rede nacional ao fim do jogo contra o Santos, em uma infeliz entrada ao vivo para a entrega de um prêmio que evidentemente não representava o espírito proposto", escreveu o clube.

Sidão foi eleito o melhor jogador da partida pelos internautas, em manifestação irônica, já que o goleiro teve falhas cruciais na derrota do Vasco no estádio do Pacaembu. A repórter Júlia Guimarães, da Globo, entregou o prêmio a Sidão, que aceitou, mas não comentou sobre o ocorrido.

O experiente goleiro do Vasco recebeu o apoio de diversas personalidades, como Neymar e Neto, comentarista da Bandeirantes, mas a manifestação de Walter Casagrande, comentarista da Globo, chamou a atenção do Vasco, que elogiou a postura do ex-jogador.

"Aproveitamos para agradecer a demonstração de apoio de diversos profissionais, com destaque para o comentarista Walter Casagrande Jr., que reconheceu o deslize, mesmo estando presente na citada transmissão. Este espírito deve guiar a boa convivência no esporte", disse o Vasco.

A Globo pediu desculpas ao goleiro e anunciou uma mudança significativa no prêmio Craque do Jogo. Agora, a "zoeira" deverá ser mais controlada, com os comentaristas tendo direito a voto. Durante o programa 'Fantástico', da Rede Globo, o apresentador Tadeu Schmidt pediu desculpas ao clube e aos torcedores vascaínos.

"Nós seguimos o protocolo e entregamos ao Sidão o troféu. Vale registrar que ele recebeu na boa - ainda decepcionado, claro, mas de forma educada", explicou Tadeu. "Fica registrado nosso pedido de desculpas ao Sidão, ao Vasco e aos vascaínos".

Confira na íntegra a nota do Vasco:

O Club de Regatas Vasco da Gama repudia a exposição equivocada, constrangedora e desnecessária do atleta Sidão em rede nacional ao fim do jogo contra o Santos, em uma infeliz entrada ao vivo para a entrega de um prêmio que evidentemente não representava o espírito proposto. O Clube entende que a ironia, não por outra razão também chamada de "espírito esportivo", faz parte do futebol. Da mesma forma, o Clube respeita a opinião pública e convive harmonicamente com reivindicações e críticas de seus torcedores e de todo o ambiente do futebol. No entanto, o episódio deste domingo (12/05) vai muito além desta questão. O Clube está convicto de que ele poderia ter sido perfeitamente evitado. A partir deste caso didático, a própria Rede Globo já anunciou que reverá os critérios de votação durante as partidas de futebol, uma maneira de evitar a repetição de situações desrespeitosas a outros profissionais e a depreciação de um importante produto de suas transmissões. Acreditamos que a emissora - uma importante parceira não apenas do Vasco da Gama, mas do futebol brasileiro - terá a habitual sensibilidade para conduzir este caso e, se assim entender, manifestar publicamente um pedido de desculpas ao Club de Regatas Vasco da Gama e a seus torcedores, assim como já o fez ao profissional Sidão.

Manifestamos nossa solidariedade ao atleta Sidão e aproveitamos ainda para agradecer a demonstração de apoio de diversos profissionais, com destaque para o comentarista Walter Casagrande Jr., que reconheceu o deslize, mesmo estando presente na citada transmissão. Este espírito deve guiar a boa convivência no esporte.

Club de Regatas Vasco da Gama
Diretoria Administrativa

Vasco