Topo

Grêmio

FAQ: Tudo que você precisa saber sobre os zagueiros do Grêmio e reforços

Geromel e Kannemann são titulares absolutos, mas Grêmio sofre com carência de reservas - Lucas Uebel/Grêmio
Geromel e Kannemann são titulares absolutos, mas Grêmio sofre com carência de reservas Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

13/05/2019 04h00

A contratação de um zagueiro virou a principal movimentação no dia a dia do Grêmio, exceção feita aos jogos pela Libertadores e pelo Campeonato Brasileiro. O status da busca pelo reforço se justifica pela carência do elenco e pela necessidade cada vez maior em campo. Inspirado no formato FAQ (sigla em inglês para Perguntas Mais Frequentes), o UOL Esporte mostra a situação dos zagueiros do elenco atual e a busca por reforços.

David Braz, 31 anos, é a nova bola da vez do Grêmio. O zagueiro do Santos está emprestado ao Sivasspor, da Turquia, até o fim do mês.

Qual a situação de Geromel e Kannemann?

Os titulares absolutos do Grêmio chegaram a encerar rodízio de preservação recentemente tamanho o volume de jogos em sequência. Geromel jogou 16 das 27 partidas do time no ano; Kannemann atuou uma partida a mais. Na ausência de um deles, resta a Renato improvisar Michel ou Rômulo na zaga.

Copa América preocupa?

Kannemann comemora gol do Grêmio contra o Fluminense - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Se atualmente o cenário é de escassez, o quadro pode piorar em breve. Walter Kannemann deverá ser convocado pela seleção argentina para disputa da Copa América e ficará fora dos últimos jogos do Grêmio antes do recesso. Além disso, a lesão de Thiago Silva fez o nome de Geromel ganhar força para constar na lista final de Tite.

Geromel pode desfalcar o Grêmio de três e quatro jogos. A CBF prevê apresentação dos jogadores na Granja Comary entre os dias 27 e 30 de maio. O time gaúcho enfrenta o Juventude em 29 de maio, pela Copa do Brasil, e depois ainda encara Bahia, Fortaleza e Botafogo pelo Campeonato Brasileiro. A AFA não divulgou detalhes do cronograma.

E Paulo Miranda, onde está?

Paulo Miranda realiza treinamento físico e pode voltar ao Grêmio na segunda rodada do Brasileiro - Guilherme Chaves/MS+Sports - Guilherme Chaves/MS+Sports
Imagem: Guilherme Chaves/MS+Sports

Reserva imediato tanto de Kannemann quanto de Geromel, ele sentiu desconforto muscular na vitória sobre o Internacional pela primeira fase do Gauchão e não jogou mais. De acordo com os médicos, Paulo Miranda teve distensão de grau dois, em escala que vai até três no nível de gravidade, e precisou voltar ao processo de fisioterapia. Com isso, o zagueiro não atua desde 17 de março e agravou a carência do elenco.

Qual solução caseira do Grêmio?

Michel disputa bola durante Grêmio x Universidad Católica - Jeferson Guareze/AGIF - Jeferson Guareze/AGIF
Imagem: Jeferson Guareze/AGIF

Sem suplentes e com os titulares na lista dos jogadores que mais atuaram na temporada, o Grêmio se viu obrigado a improvisar com frequência na zaga. Michel e Rômulo são as opções e já jogaram fora de posição seis vezes no ano.

Rodrigues está no profissional?

Aos 21 anos, o zagueiro foi promovido no início do ano e chegou a ser inscrito no Gauchão. Depois, saiu da lisa para inclusão de Rafael Galhardo e acabou liberado para excursão do time de transição na Europa. No retorno, foi reintegrado ao elenco principal e tem ficado no banco de reservas. A avaliação é de que Rodrigues ainda precisa pegar experiência para ser usado por Renato Gaúcho em jogos do Brasileirão.

Quem será contratado?

Gil em ação pelo Shandong Luneng, na China - Wang Kai/Xinhua - Wang Kai/Xinhua
Imagem: Wang Kai/Xinhua

O Grêmio sente falta de um zagueiro de pé esquerdo no elenco desde 2017. No início do ano, com a mudança de função de Marcelo Oliveira, o tema ficou em compasso de espera, e a busca se voltou para uma alternativa geral, sem especificação. A lesão do camisa 26, que não tem prazo para voltar a jogar, ligou o sinal de alerta e dobrou a necessidade de contratação.

De janeiro para cá, o Grêmio tentou Murilo, do Cruzeiro, negociou com o Club Brugge-BEL por Luan Peres, sondou a situação de Paulão, emprestado pelo Inter ao América-MG, fez oferta a Gil, ex-Corinthians e atualmente no Shandong Luneng-CHI, e recentemente chegou ao nome de David Braz, emprestado pelo Santos ao Sivasspor-TUR.

Qual zaga no próximo jogo?

O drama do Grêmio com a zaga vai ter novo capítulo na quinta rodada do Brasileirão. No empate com o Corinthians, no sábado, Kannemann levou o terceiro amarelo e está fora da partida com o Ceará. O jogo acontece no próximo domingo (19), em Fortaleza.

Grêmio