Topo

Palmeiras, Santos e SPFC surpreendem no Brasileiro? Blogueiros opinam

Com três vitórias e um empate, Palmeiras é o atual líder do Campeonato Brasileiro - Thomas Santos/AGIF
Com três vitórias e um empate, Palmeiras é o atual líder do Campeonato Brasileiro Imagem: Thomas Santos/AGIF

Do UOL, em Santos (SP)

13/05/2019 16h02

Ao final de quatro rodadas de disputa, Palmeiras, Santos e São Paulo ocupam a primeira, segunda e terceira colocações do Campeonato Brasileiro, respectivamente, todos eles com dez pontos e ainda invictos. O início de competição dos times paulistas surpreende ou já era esperado? Eles têm condições de chegar longe ou são apenas 'cavalos paraguaios'?

Fizemos essas perguntas aos blogueiros do UOL Esporte. Confira o que eles disseram:

ANDRÉ ROCHA

Muito natural. Paulistas venceram as últimas quatro edições do Brasileiro. Palmeiras é o atual campeão, com base reforçada. São Paulo também contratou e tem Cuca, que venceu a competição com o Alviverde em 2016. E o Santos conta com Jorge Sampaoli, o melhor treinador em atividade no futebol brasileiro. Disparado.

Os três têm tudo para brigar na frente, a menos que priorizem e consigam ir longe nas competições em mata-mata. Principalmente a dupla San-São, que não conta com elencos tão fartos. Por ora o Palmeiras segue como grande favorito, mas o campeonato é bem longo e depois da pausa para a Copa América pode ganhar outro cenário.

JUCA KFOURI

É cedo. Mas, certamente, o Palmeiras lutará pelo título. E, lembremos, há quatro anos os paulistas ganham o Brasileirão. (LEIA MAIS)

JULIO GOMES

Já era possível imaginar que os clubes paulistas dominassem o Brasileiro. E, aliás, cada vez mais será assim, já que o Brasileirão é um campeonato que prioriza orçamentos.

O Santos, creio, não terá fôlego para ir longe nessa disputa por título, o campeonato massacra a criatividade e times que dependam de muito treinamento, e é esse o caso. Mas eu não chamaria de cavalo paraguaio, esse é o Botafogo.

MARCEL RIZZO

Não surpreende, estão entre meus favoritos — São Paulo mantém com Cuca evolução que começou com Mancini. As decepções por enquanto são Cruzeiro, mesmo com seis pontos, e Grêmio.

MAURO CEZAR

Em quatro rodadas, com alguns times enfrentando adversários que quase caíram ano passado ou vieram da segunda divisão e outros encarando alguns dos melhores de 2018/2019, qualquer previsão nesse sentido me parece açodada. Mas é óbvio que dos três o Palmeiras reúne inequívocas condições de ir mais adiante, pelo elenco que tem.

MENON

O Palmeiras não surpreende. Ele é apontado como um dos prováveis campeões desde antes do início do Brasileiro.

Na enquete do UOL, apontei São Paulo e Santos como postulantes à Libertadores. Então, surpreendem sim, mas não muito.

Cavalo paraguaio? Não acredito. O Santos está bem adaptado ao estilo de seu treinador e o São Paulo tem um bom elenco.

Podem perder espaço a partir de uma provável ascensão de Grêmio e Flamengo, mas não serão uma decepção.

PERRONE

O Palmeiras confirma seu favoritismo. Antes de o Brasileirão começar, enxergava o alviverde e o Flamengo como principais favoritos. As posições de Santos e São Paulo na tabela neste momento não me surpreendem. Mas ficarei surpreso se um deles levantar a taça. Isso porque acredito que o Palmeiras tem um elenco muito superior.

PVC

São três estilos diferentes. Os três podem ir longe. O Palmeiras é criticado por não ser envolvente, mas perceba sua força. Hoje tem a defesa menos vazada do Brasileirão e da Libertadores, o ataque mais positivo do Brasileirão e da Libertadores, a melhor campanha da Libertadores na fase de grupos, sua melhor campanha em 25 anos no início do Brasileiro, a defesa menos vazada do Brasil, a terceira maior série invicta da história do campeonato. O Santos tem duas competições, mas é a equipe mais envolvente do Brasil hoje. Marca com força a saída de bola, recupera a bola no ataque, tem bom ataque, é agressivo. O São Paulo está na fronteira entre os que têm menos de 50% de posse de bola. Ganhou do Botafogo e do Fortaleza no contra-ataque, mas Cuca é uma esfinge. Seu time muda a cada situação de jogo.

Os três podem ganhar o campeonato. Entre estes, acredito mais no Palmeiras e também na entrada do Flamengo como candidato. (LEIA MAIS)

RENATA MENDONÇA (DIBRADORAS)

Acho ainda muito cedo pra prever o que vai acontecer daqui pra frente com base em quatro jogos. O que acho que dá pra dizer até aqui é que o Santos é o time que dá mais gosto de ver, joga mais bonito. O Palmeiras é o time que mostra mais consistência, está mais pronto e maduro pra vencer com eficiência, mesmo sem encantar. E o São Paulo é aquela incógnita, primeiro porque está no início de um novo trabalho e demonstra ainda uma inconstância nas atuações e segundo porque nunca se sabe o que vai acontecer no meio da temporada - se seguir o padrão dos últimos anos, o clube acaba vendendo suas promessas da base antes que elas possam dar alegrias aos torcedores, e hoje o time precisa muito de nomes como Antony, Toro, Liziero e Igor Gomes.

Os três são times que eu já imaginava que - pelo elenco e pelas amostras do estadual - brigariam lá em cima. O Palmeiras pelo título, p Santos e o São Paulo pela libertadores. Então não são cavalos paraguaios. Mas acho que com o tempo tem mais times que devem se juntar nessa briga lá em cima.

RODRIGO MATTOS

Com apenas quatro rodadas, é cedo para determinar que os primeiros na tabela serão os que vão disputar o título até porque a dificuldade da tabela influencia no início. De qualquer maneira, o Palmeiras deve, sim, disputar o título. Santos e São Paulo são candidatos a entrar nesta briga, mas ainda espero mais jogos para saber sua trajetória no campeonato. No caso santista, há um futebol mais consolidado (e eficiente) com Sampaoli que pode ir longe: a questão é se elenco vai aguentar o ano inteiro. No São Paulo, Cuca ainda dá cara ao time então é difícil saber qual seu potencial efetivo.