Topo

PSG se anima com Neres após contato e toma dianteira em disputa no mercado

Ex-são-paulino David Neres tem sido um dos destaques do Ajax na temporada - Marius Becker/picture alliance via Getty Images
Ex-são-paulino David Neres tem sido um dos destaques do Ajax na temporada Imagem: Marius Becker/picture alliance via Getty Images

Por João Henrique Marques e Marcus Alves

Do UOL, em São Paulo e Lisboa (POR)

14/05/2019 04h00

O Paris Saint-Germain já trata a negociação de David Neres como uma conversa avançada. O otimismo se deu após o primeiro contato de dirigentes do clube com representantes do jogador brasileiro, segundo apurou o UOL Esporte. A sinalização dos empresários é a de que o Ajax facilitará um acordo, mas a expectativa ainda é a de que outras propostas de times de ponta da Europa apareçam. A lista de interessados que já realizaram contatos até o momento conta também com o Milan, Everton e Atlético de Madri.

Os representantes do atacante já têm na agenda para os próximos dias uma reunião em Paris com dirigentes do PSG. O relacionamento entre as partes é avaliado como excelente, já que o clube francês tem no histórico transações com os zagueiros Alex, em 2012, Marquinhos, em 2013, e David Luiz, em 2014, todas conduzidas pelo mesmo grupo que agencia a carreira de David Neres.

VEJA TAMBÉM:

Conforme apurado pela reportagem, o entorno de David Neres está animado com o momento do jogador no mercado após a convocação para a seleção brasileira e o destaque pelo Ajax na Champions League. A expectativa é de que o valor de mercado já esteja acima dos 50 milhões de euros.

O contato do PSG já é de conhecimento do atacante brasileiro. No entanto, a animação inicial esfriou por conta da probabilidade baixa de titularidade no time francês. Para seduzir David Neres, os franceses têm o conhecimento de que vender um atacante do quarteto ofensivo formado por Neymar, Cavani, Mbappé e Di Maria representa avanço na negociação. Neste cenário, o argentino é quem aparece como o jogador a ser disponibilizado no mercado - Neymar e Mbappé são considerados inegociáveis.

O PSG ainda é visto pelo entorno de David Neres como o clube com o maior poder de sedução ao Ajax. Os dirigentes holandeses já avisaram que vender o atacante brasileiro faz parte dos planos de mercado.

Foi o Ajax que rejeitou uma proposta de 45 milhões de euros do Guangzhou Evergrande, da China, em janeiro. Na ocasião, o acerto salarial com David Neres já existia, embora o brasileiro não tivesse realizado pressão interna para conclusão da operação.

A negociação pela parte do PSG é conduzida pelo brasileiro Maxwell. O ex-lateral esquerdo ocupa o cargo de diretor esportivo, e defendeu o Ajax entre 2001 e 2006, cultivando assim uma boa relação com o clube holandês.

Atlético de Madri entra na disputa
David Neres comemora gol do Ajax contra o Real Madrid - GABRIEL BOUYS / AFP - GABRIEL BOUYS / AFP
Imagem: GABRIEL BOUYS / AFP

Conforme apurado pela reportagem, o novo interessado em David Neres é o Atlético de Madri. O clube espanhol busca um jogador rápido pelos lados do ataque e vê a aquisição como a ideal para agradar o treinador argentino Diego Simeone.

O entorno de David Neres, no entanto, avalia que o clube espanhol, sem a tradição de contratações caras, vai sofrer na disputa do mercado.

Os representantes de David Neres também já têm conversas em andamento com o Milan. O clube italiano foi o primeiro a aparecer como interessado através do brasileiro Leonardo, atualmente na função de diretor esportivo, mas depende de uma vaga na Liga dos Campeões para seduzir o ex-são-paulino.

Outro clube que avançou em negociação foi o Everton, da Inglaterra. Os ingleses encontram facilidade na relação com o estafe do jogador por conta de negócios recentes, como as contratações dos brasileiros Richarlison e Bernard, e ainda representam o passo que o brasileiro de 22 anos quer dar na carreira: jogar na Inglaterra.

A janela internacional de transferências será aberta no dia 1 de julho. No entanto, como o Ajax já tem a temporada encerrada após conquistas os títulos do Campeonato Holandês e da Copa da Holanda, e cair na semifinal da Champions League, a expectativa é de que negócios por até cinco jogadores do elenco sejam concluídos já nos próximos dias. Cabe ressaltar que o volante Frenkie de Jong já foi vendido ao Barcelona para a próxima temporada.