Topo

Caso Sidão une goleiros como Alisson, Ceni e Cássio, que pedem respeito

Do UOL, em São Paulo

15/05/2019 20h26

Após a polêmica com Sidão no fim de semana, Alisson Becker, Rogério Ceni, Cássio, Júlio César, Tiago Volpi, Fábio, Marcos, Fernando Prass, Denis, Paulo Victor e diversos outros goleiros brasileiros se uniram em uma campanha pedindo por respeito.

A iniciativa surgiu dias depois de o goleiro do Vasco ter sido eleito 'Craque do Jogo' na transmissão da TV Globo. A votação foi aberta ao público e acabou ganhando tom de ironia, já que Sidão sofreu três gols contra o Santos e falhou no primeiro. A cena foi muito criticada.

Em vídeo, os jogadores disseram: "Você sabe quem somos? Somos goleiros, com muito orgulho. Desde cedo, aprendemos a voar, mas nossa grande lição é saber cair. Se os jogadores fossem atores, nós, os goleiros, seríamos os mais versáteis. Fazemos como ninguém os papéis de herói e vilão, mudamos de personagem em um estalar de dedos".

"Não nascemos para atacar. Afinal, nossa essência sempre foi a defesa. É por isso que estamos aqui. E por falar em mãos, que às vezes nos aplaudem, mas quantas vezes nos apontam dedos ofensivos?", consideraram, seguindo com o longo depoimento.

"É para isso que estamos aqui, para juntos, pedirmos respeito", completaram. Várias versões diferentes deste mesmo discurso estão circulando pelas redes sociais dos goleiros. Há uma versão com Sidão, e outras com Rogério Ceni e Cássio.

Após a polêmica do final de semana, inúmeros jogadores se solidarizaram com Sidão. O goleiro do Vasco ganhou mensagem de Marcos e até uma ligação de Rogério Ceni. Este novo vídeo, porém, conseguiu unir grande parte da categoria.

Leia o pronunciamento completo dos goleiros:

Você sabe quem somos? Somos goleiros, com muito orgulho. Desde cedo, aprendemos a voar. O nosso grande segredo é saber cair. Se os jogadores de futebol fossem atores, nós, os goleiros, seríamos os mais versáteis. Fazemos como ninguém os papeis de herói e vilão. Podemos mudar de personagem em um estalar de dedos.

Aliás, só nós usamos as mãos. Mas não assim! É desse jeito que a gente age, sem agressão. Não nascemos para atacar. Afinal, nossa essência sempre foi e será a defesa. É por isso que estamos aqui.

Por falar em mãos, muitas vezes nos aplaudem. Mas quantas vezes nos apontam dedos ofensivos? Dizem que somos os seres mais solitários do futebol, mas podem nos chamar de solidários. Porque treinamos desde a infância, goleiros ajudam goleiros em cada treino, em cada aquecimento. É por isso que estamos aqui para, juntos, pedirmos respeito.

Respeito! Respeito. A gente sabe que pode ficar marcado pela maior das goleadas, mesmo tendo evitado muitas outras. Podemos botar a perder milhões de investimentos. Uma temporada inteira pode escapar por nossas mãos.

Nossa responsabilidade é gigante, mas é com elas que contamos nossa história. Foi através delas que nos apaixonamos por esse ofício. Somos goleiros. Com muito orgulho! Heróis ou vilões, é do jogo. Mas, numa boa, tudo o que a gente pede é respeito. Está dado o recado de quem só quer dar o melhor de si com nossos instrumentos de trabalho. As mãos.