Topo

Grêmio

Grêmio mantém fórmula caseira e descarta viagem durante a Copa América

Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

15/05/2019 04h00

O Grêmio vai manter a fórmula caseira dos últimos anos e ficará em Porto Alegre durante recesso da Copa América. Direção e comissão técnica acertam os últimos detalhes para usar o CT Presidente Luiz Carvalho como base de uma espécie de intertemporada. Além de descartar viagens para o interior ou até mesmo outro lugar do Brasil, o clube gaúcho não pretende fazer amistosos com caráter de jogo oficial.

A ideia é realizar jogo-treino para eventuais testes antes da retomada do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores.

O Grêmio tem mais sete jogos até a parada do calendário nacional para o torneio de seleções sul-americanas. O último compromisso é diante do Botafogo, no Rio de Janeiro, em 12 de junho. Logo depois da partida, o departamento de futebol entrará em período de folga geral - o número de dias do descanso será definido por Renato Gaúcho, que determinou metas ao time.

A agenda inicial prevê folga de 10 dias e retomada dos treinos entre 23 e 24 de junho. A partir de então, acontecerão treinamentos em dois turnos até a volta das partidas oficiais. O cronograma completa, e oficial, ainda não foi divulgado pelo Grêmio.

O UOL Esporte confirmou que a tendência é: período de treinos sem amistosos. Em 2018, o planejamento foi atualizado por conta de um convite feito pelo Corinthians. Assim, o time de Renato jogou amistoso em São Paulo.

A leitura da comissão técnica liderada pelo ídolo é de que a estrutura do CT atende às necessidades diárias do grupo e dos trabalhos.

Resta confirmar com a Conmebol o cronograma de treinos das seleções que jogarão partidas da Copa América na Arena do Grêmio. O estádio vai receber cinco partidas, três da fase de grupos, uma das quartas de final e ainda uma das semifinais do torneio. Todas as equipes que atuarem em Porto Alegre usarão as dependências do Grêmio, em área contígua à Arena, para preservação do gramado de jogo.

O Grêmio volta a campo no domingo (19), diante do Ceará, em Fortaleza. A partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro acontece às 19h (horário de Brasília).

Grêmio