Topo

Internacional

Moledo aposta em seriedade, rebatidas e resgata "zagueiro raiz" no Inter

Rodrigo Moledo leva a seriedade a campo pelo Inter e conduta é aprovada nos bastidores - Ernesto Arias/EFE
Rodrigo Moledo leva a seriedade a campo pelo Inter e conduta é aprovada nos bastidores Imagem: Ernesto Arias/EFE

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

15/05/2019 04h00

O futebol proposto por Pep Guardiola na Europa, molde para treinadores no Brasil, como Jorge Sampaoli e Fernando Diniz, prega que a saída de bola é uma fase importante da construção ofensiva. Os zagueiros, então, devem iniciar os lances, ter habilidade para arriscar dribles e avanços. Mas se este é o futebol dos novos tempos, Rodrigo Moledo, do Inter, é o estereótipo do "futebol raiz".

Não que o defensor de 31 anos não saiba trocar passes. Sua média de acerto é alta. Porém, a construção ofensiva não é o forte do marcador, que prefere a simplicidade do toque para o lado.

Ele joga com a mesma seriedade que se comporta. Sem sorrisos desnecessários, explicações além do possível em coletivas, dancinhas ou algo do gênero quando frequenta o placar. Em vez disso, o semblante fechado de quem leva suas tarefas em campo com responsabilidade absurda.

Seu desempenho se pauta pela força. Moledo não se envergonha de simplificar a jogada, e talvez por isso seja destaque absoluto em rebatidas. Quanto mais longe do gol do Inter a bola estiver, melhor para quem quer evitar que a meta de Marcelo Lomba seja ameaçada.

Não são raros momentos de disputas físicas, seja com jogadores de força como ocorreu no encontro com Palestino de Passerini, que mede perto de 1,90, como com jogadores de mais habilidade, como Bruno Henrique e Gabigol, do Flamengo. Em ambos os casos Moledo distribuiu carrinhos, divididas e mandou a bola para o mais distante possível.

Segundo estatísticas do Footstats, foram 15 rebatidas em quatro partidas pelo Brasileirão.

As explicações dele são sempre curtas. Trabalhar, treinar, conquistar os pontos, são termos repetidos a cada entrevista coletiva. Poucas palavras, muito esforço, sem grandes firulas, direto, um "zagueiro raiz".

A conduta é aprovada pelo Colorado. Depois de investir na contratação dele para terceira passagem pelo time em 2018, o clube sustentou propostas de clubes da Europa e agora abriu negociação para tentar a renovação do vínculo.

Ao todo, Rodrigo Moledo tem 20 jogos com três gols pelo time vermelho nesta temporada,e é absoluto ao lado de Victor Cuesta na defesa.

O Colorado volta a campo no fim de semana para encarar o CSA pelo Brasileirão.

Internacional