Topo

Cruzeiro terá novidade e titular suspenso contra o Flu: veja provável time

Marquinhos Gabriel se junto ao grupo no Rio e será relacionado. Resta saber se começa como titular - Bruno Haddad/Cruzeiro
Marquinhos Gabriel se junto ao grupo no Rio e será relacionado. Resta saber se começa como titular Imagem: Bruno Haddad/Cruzeiro

Do UOL, em Belo Horizonte

18/05/2019 04h00

Três dias depois de se encontrarem pelas oitavas de final da Copa do Brasil, Fluminense e Cruzeiro voltam a duelar, desta vez pela quinta rodada do Brasileirão, às 19h de hoje. Sem vencer há três partidas (juntando o torneio de mata-mata, o de pontos corridos e a Libertadores), o time mineiro precisa reencontrar os triunfos para espantar seu pior momento até aqui na temporada. Para tentar algo diferente daquela atuação bastante ruim no meio de semana, Mano Menezes ganhou alguns retornos e pode mexer na equipe se assim preferir. Na lateral, não poderá contar com Edílson, suspenso para o compromisso.

O treinador do Cruzeiro já havia antecipado que contaria com o retorno de Marquinhos Gabriel, recuperado de um desconforto muscular na coxa direita. Fica o mistério se o meia será utilizado desde o início da partida ou sairá do banco de reservas. Outro que retorna é o atacante Raniel, mas que certamente começará o jogo entre os suplentes. O desfalque certo no time é o lateral direito Edílson, suspenso.

Provável escalação

Fábio; Orejuela, Léo, Dedé e Egídio (Dodô); Henrique, Lucas Romero, Rodriguinho, Pedro Rocha (Marquinhos Gabriel), Robinho; Fred. Técnico: Mano Menezes.

Principais dúvidas

Por causa da volta de Marquinhos Gabriel, resta saber se Mano Menezes irá utilizá-lo como titular ou no decorrer da partida. Se entrar jogando, pode pegar a vaga de Robinho ou de Pedro Rocha, onde geralmente atua, na faixa esquerda do campo. Outra possível dúvida é na lateral esquerda. O treinador vem promovendo constantes trocas entre Egídio e Dodô.

Pendurados

Com dois cartões amarelos até aqui no Brasileirão, o volante Lucas Romero é o único pendurado na Raposa.

Suspensos

Por causa da cotovelada em Nico López que rendeu o cartão vermelho contra o Internacional, o lateral direito Edílson está suspenso para a partida.

Lesionados

O departamento médico do Cruzeiro está vazio, mas ainda há jogador recebendo cuidado especial. É o caso do meio Thiago Neves, que foi poupado no meio de semana por causa de uma suspeita de dengue, e permanece de fora.

Retrospecto no Brasileiro

De 1971 até 2018, as equipes se enfrentaram por 55 vezes. O duelo é apertado, mas o Flu venceu em 20 ocasiões, contra 19 do Cruzeiro. Em 16 oportunidades, a partida terminou empatada. No ano passado, cada um fez seu dever de casa e triunfou quando jogou dentro dos seus domínios.