Topo

Juventus empata com Atalanta na despedida de Allegri em Turim

Cristiano Ronaldo em ação na partida entre Juventus x Atalanta pelo Campeonato Italiano  - Tullio M. Puglia/Getty Images
Cristiano Ronaldo em ação na partida entre Juventus x Atalanta pelo Campeonato Italiano Imagem: Tullio M. Puglia/Getty Images

Do UOL, em São Paulo (SP)

19/05/2019 17h34

Octacampeã antecipada e apenas cumprindo tabela, a Juventus recebeu o Atalanta na tarde de hoje, no Allianz Stadium, pela 37ª rodada do Campeonato Italiano, e empatou em 1 a 1. Ilicic abriu o placar para os visitantes no primeiro tempo, mas Mandzukic, que havia acabado de entrar em campo, deixou tudo igual.

A partida marcou a despedida do técnico Massimiliano Allegri da torcida no estádio em Turim. Ontem, o treinador anunciou em coletiva que deixará o clube ao final da temporada.

Embora não valesse nada para a Juventus, que foi campeã antecipada e parece ter pisado no freio desde então, com apenas uma vitória nos últimos seis jogos, o ponto foi importante para o Atalanta seguir na briga por uma vaga na próxima Liga dos Campeões.

A equipe, que perdeu a final da Copa da Itália para a Lazio na última quarta (15), chegou a 66 pontos e ultrapassou Inter de Milão - que perdeu de 4 a 1 para o Napoli - e Milan, ocupando a terceira posição na tabela. Na rodada derradeira, a equipe receberá o Sassuolo no sábado (25). Já o time de Allegri chegou a 90 pontos e fechará a temporada contra o Sampdoria no Luigi Ferraris.

Apesar da emoção da despedida, o jogo foi morno e com poucas chances reais de gol. Faltou capricho a Cristiano Ronaldo e Dybala nas finalizações e as primeiras oportunidades foram do Atalanta, mas Freuler parou em defesa de Szczesny e Hateboer carimbou o travessão.

Aos 17 minutos, a bola rebateu na área após escanteio do Atalanta e os jogadores alegaram mão de Alex Sandro, convocado por Tite para a Copa América. O juiz conferiu no VAR, mas viu lance normal e mandou o jogo seguir. Apagado, o lateral foi substituído por Bernardeschi ainda no intervalo.

Do lado do Atalanta, Zapata ainda perdeu mais uma chance. Até que, aos 33, Masiello cobrou escanteio e a bola passou por todos até chegar em Ilicic, que apenas teve o trabalho de escorar para o fundo das redes.

Foi quando a estrela de Allegri brilhou. Aos 15 minutos da segunda etapa, ele acionou Mandzukic no lugar do zagueiro Barzagli - que anunciou a aposentadoria recentemente e foi bastante aplaudido ao sair de campo. E faltando dez minutos para o apito final, Cuadrado cruzou na área para Mandzukic completar para a rede e empatar.

Na reta final, Zapata teve mais uma chance de recolocar o Atalanta na frente, mas Szczesny voltou a brilhar. Bernardeschi respondeu e assustou Gollini, mas o goleiro visitante também estava atento. Nos acréscimos, quando o jogo já parecia decidido, o próprio Bernardeschi se precipitou com uma entrada dura, acabou expulso e vai terminar a temporada uma rodada mais cedo.