Topo

Veja reforços que Fla busca em "mochilão" europeu após fechar com Rafinha

O Flamengo espera confirmar a contratação do lateral Rafinha por dois anos nos próximos dias - REUTERS/Michaela Rehle
O Flamengo espera confirmar a contratação do lateral Rafinha por dois anos nos próximos dias Imagem: REUTERS/Michaela Rehle

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/05/2019 04h00

Acertado com o lateral-direito Rafinha, o Flamengo tem o objetivo de garantir ao menos mais um reforço no "mochilão" realizado pela Europa. É uma espécie de "meta mínima" no que a diretoria considera importante para o grupo rubro-negro em um primeiro momento. O segundo nome, no entanto, pode vir de duas posições: lateral esquerda ou zaga.

Quando acertou com Rafinha há dois meses, embora o anúncio dependa de uma série de detalhes burocráticos, o Flamengo ainda não tinha o diagnóstico fechado do elenco para o segundo semestre. Um zagueiro para formar dupla com Rodrigo Caio sempre esteve nos planos, mas surgiu a possibilidade de tentar capacitar o lado esquerdo com Filipe Luís.

A questão é que o lateral disputará a Copa América com a seleção brasileira e não responderá ao clube tão brevemente. Ele ouviu a proposta salarial e o projeto do Flamengo para que seja uma referência junto aos torcedores. A ideia mais forte no momento, no entanto, ainda é a de permanência no Velho Continente, onde tem mercado e possibilidades.

O Rubro-negro, claro, aguardará a resposta com a esperança de contar com mais um jogador de seleção no elenco. Se Filipe Luís já estivesse acertado verbalmente com o Flamengo, como fez Rafinha, a diretoria encerraria o "mochilão" com os dois laterais de impacto.

Só que o rumo das negociações pode fazer com que Filipe Luís se transforme em uma espécie de "bônus" da viagem. O clube mantém os olhos em zagueiros e tem no brasileiro Jemerson, do Monaco-FRA, o modelo considerado ideal para reforçar o grupo. Se acertar com um defensor antes do lateral, a meta de duas contratações iniciais estaria resolvida.

Por outro lado, a busca por um segundo volante está em stand-by. O Flamengo quer, ao menos, confirmar Rafinha nos próximos dias enquanto aguarda as outras tratativas.

Há chance, inclusive, de o clube voltar da Europa apenas com um reforço na bagagem, mas com outra situação adiantada para ser consumada no Rio de Janeiro, seja Filipe Luís ou um zagueiro.