Topo

Por que seleção se apresenta para a Copa América mesmo sem time completo

Tite só terá seu elenco completo no dia 6 de junho - Jotta de Mattos/AGIF
Tite só terá seu elenco completo no dia 6 de junho Imagem: Jotta de Mattos/AGIF

Bruno Grossi, Danilo Lavieri e Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

22/05/2019 04h00

A seleção brasileira começa hoje a preparação para a Copa América de 2019. Tite terá um grupo reduzido para o início dos trabalhos. Apenas cinco atletas chegam à Granja Comary, em Teresópolis, já nesta quarta-feira: Gabriel Jesus, Fernandinho, David Neres, Richarlison e Casemiro. Os demais chegarão ao longo dos próximos dias.

A estratégia serve para não deixar alguns atletas com muito tempo de inatividade. Se não se apresentassem hoje à seleção, os atletas ficariam por um longo período sem nenhuma atividade física e sem cuidados de alimentação. Isso atrasaria a preparação do elenco.

É por isso que a seleção enfrentará o Qatar, em Brasília, no dia 5, sem estar com todos os atletas à disposição. Na lista fornecida pela CBF, Cássio e Fagner só se apresentam no dia 6 de junho. Ou seja, eles só estarão à disposição para o segundo amistoso, contra Honduras, em Porto Alegre, no dia 9.

Além disso, Roberto Firmino e Alisson se juntam ao elenco apenas no dia 4 de junho, três dias depois da final da Liga dos Campeões, que será disputada na Espanha. É bem provável que os dois também não tenham condições de disputar o primeiro amistoso.

Dez "sparrings"

Para compensar a falta de atletas, Tite elaborou uma lista com dez atletas que têm idade de categoria de base para completar os treinamentos: Phelipe (Grêmio), Yuri Sena (Vitória), Weverton (Cruzeiro), Ramon (Flamengo), Morato (são Paulo), Bruno Fuchs (Inter), Rodrigo Nestor (São Paulo), Alan (Palmeiras), Gui Azevedo (Grêmio) e Martinelli (Ituano). A medida já virou prática recorrente da atual comissão técnica e já serve para observar atletas que podem ser promissores.

O Brasil fica na Granja Comary até o dia 4 de junho. De lá, voa para Brasília e depois para Porto Alegre. O time chega em São Paulo, cidade da estreia da Copa América, no dia 10 de junho. Quatro dias depois, a seleção enfrenta a Bolívia na estreia da competição, no Morumbi.

Os outros dois adversários da primeira fase são a Venezuela, no dia 18, em Salvador, e o Peru, na Arena Corinthians, no dia 22.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferente do informado anteriormente nesta notícia, Roberto Firmino e Alisson se juntarão à seleção brasileira três dias após a final da Liga dos Campeões, e não no dia seguinte. Liverpool e Tottenham se enfrentam na decisão no dia 1º de junho e os jogadores se apresentam no dia 4 do mesmo mês. O erro foi corrigido