Topo

Barça lidera a corrida por Griezmann. United e outros clubes estão no páreo

Oscar Del Pozo/ AFP
Imagem: Oscar Del Pozo/ AFP

João Henrique Marques

Colaboração para o UOL, em São Paulo

23/05/2019 04h00

Antoine Griezmann já anunciou que está de saída do Atlético de Madri neste verão europeu. A decisão é pagar a multa rescisória de 120 milhões de euros e buscar um novo clube de ponta no continente. Só que atacante campeão do mundo pela França ainda não tem o destino escolhido e, assim, abre uma disputa no mercado da bola.

VEJA TAMBÉM:

Em um primeiro momento, a atitude de Griezmann gerou a desconfiança na Espanha de acerto com o Barcelona. Nenhum dirigente do clube desmente um acordo, mas o jornal esportivo catalão "Sport" trouxe no final de semana uma reportagem explicando que o elenco do Barça rejeita a contratação.

O rumor acabou aquecendo a disputa por Griezmann nos bastidores do mercado. Até dia 31 de junho, o jogador segue com multa de 200 milhões de euros no Atlético de Madri, e portanto, sem realizar nenhum movimento de transferência. Ela só pode acontecer a partir do dia 1º de julho, quando o valor será reduzido em 80 milhões de euros.

Abaixo, o UOL Esporte traz o cenário atual de Griezmann no mercado europeu:

Barcelona

O cenário é agradável para o Barcelona. O clube não quer entrar em disputa salarial com concorrentes e espera que a movimentação parta toda de Griezmann. A sinalização do francês indicada foi de preferência para jogar no time do ídolo Lionel Messi.

O Barcelona ficou irritado com Griezmann na temporada passada quando negociou sua vinda, mas foi surpreendido com a notícia do fico no Atlético de Madri. Desde então, o clube catalão não tomou mais iniciativas para a contratação.

A notícia de uma possível rejeição no vestiário trazida pelo Sport em muito passa pela chateação do elenco que já contava com Griezmann na temporada passada. Ainda há expectativa de um posicionamento público do francês sobre o desejo de atuar no Barça. Nesta conjectura, o clube pagaria os 120 milhões de euros de multa rescisória.

O atacante do Atlético de Madrid Griezmann em ação contra Mathieu, do Barcelona - SUSANA VERA/REUTERS - SUSANA VERA/REUTERS
Imagem: SUSANA VERA/REUTERS

Manchester United

É o grande concorrente do Barcelona no momento. O clube inglês trabalha nos bastidores com a pretensão de pagar altos salários e oferecer um projeto envolvendo a contratação de mais reforços.

Um dos trunfos do United é a manutenção de Paul Pogba no elenco. O meio-campo francês é um dos melhores amigos de Griezmann, e juntos, eles lideraram a conquista da França na Copa do Mundo de 2018.

Nenhum dirigente do Manchester United fala abertamente sobre o caso. A expectativa dos ingleses é ainda a de que o Barcelona sofra sem conseguir grandes vendas no mercado e considere a contratação de Griezmann inviável financeiramente.

Manchester City

O alto valor de Griezmann faz o Manchester City ser especulado como destino. O clube bilionário ainda busca uma estrela tão desejada pelo treinador espanhol, Josep Guardiola.

No entanto, as declarações recentes de Guardiola levam a crer que o City não vai disputar a contratação do francês. O treinador se posicionou como quem já conhecesse o destino do jogador.

"Para as pessoas de Barcelona, não se preocupem. O Manchester City não vai comprar o Antoine Griezmann. Não podemos pagar. Então, para os catalães, não se preocupem. Não estamos interessados em Griezmann", declarou o treinador bicampeão inglês.

PSG

O poderio financeiro e a nacionalidade francesa fazem do Paris Saint-Germain um possível destino para Griezmann. Segundo a emissora de televisão francesa, RMC, o nome do jogador foi colocado em pauta pela diretoria para a próxima temporada.

O UOL Esporte apurou que os dirigentes do PSG priorizam as renovações de Neymar e Mbappé antes de qualquer ação de mercado. A vinda de Griezmann, por exemplo, só ganharia um contorno de realidade em caso de venda de um dos dois atacantes.

"Griezmann pode jogar em qualquer time do mundo. Ele iria agradar qualquer técnico, mas agora não é realista para nós. Estamos buscando jogadores com certos perfis, é preciso ser realista. Precisamos de defensores, vamos começar com isso", analisou o treinador do PSG, Thomas Tuchel.

Real Madrid

Neste caso, a influência do treinador Zinedine Zidane sobre franceses liga o alerta de que o clube espanhol poderia ser um destino para Griezmann. Só que a possibilidade é tratada como pequena pela mídia espanhola por conta do fato do atacante ter atuado no clube rival, o Atlético de Madri.

A expectativa é a de que Griezmann leve a sério a idolatria mantida no clube madrileno sem a troca considerada como uma traição. No entanto, como o Real Madrid trabalha com grande caixa, e a forte possibilidade de contratações de estrelas, o assédio não está descartado.

Bayern de Munique

Griezmann, atacante do Atlético de Madri, finaliza contra o Bayern de Munique - Reuters / Juan Medina - Reuters / Juan Medina
Imagem: Reuters / Juan Medina

Um sonho antigo. Griezmann já recebeu propostas do clube alemão, e teve negociação em andamento em 2018. Isso, pois o entendimento dos dirigentes do Bayern era de que o francês é o nome ideal para substituir o ídolo Arjen Robben.

Na ocasião, sem o sucesso da operação, Robben ainda ganhou um novo ano de contrato. O período, no entanto, chegou ao fim, e ainda representa também a saída do francês Franck Ribéry. A imprensa alemã especula grandes investimentos do Bayern para a próxima temporada e trata o atacante francês como plano A.