Topo

Cruzeiro

Cruzeiro espera que Independência seja caldeirão e não pesadelo para o time

Com o gramado do Mineirão sendo preparado para Copa América, Cruzeiro vai receber a Chape no Horto - Washington Alves/Cruzeiro
Com o gramado do Mineirão sendo preparado para Copa América, Cruzeiro vai receber a Chape no Horto Imagem: Washington Alves/Cruzeiro

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

24/05/2019 04h00

Após duas rodadas jogando fora de casa, o Cruzeiro voltará a Belo Horizonte neste final de semana para tentar retomar o caminho das vitórias no Campeonato Brasileiro. Diferente do que costuma ocorrer, desta vez o duelo contra a Chapecoense será no Independência. Mais acanhado que o estádio na Pampulha, o Horto pode virar um caldeirão e jogar a favor do time. Por outro lado, a equipe pode provar mais de perto a ira do seu torcedor se as coisas não acontecerem conforme o planejado.

Na semana passada, o Comitê Organizador da Copa América iniciou o plantio da grama de inverno no Mineirão. A previsão é que o gramado fique em condições ideais para jogo em torno de 20 dias. Por isso, a partida contra a Chape ficou inviável de ser realizada no estádio, e já foi confirmada para o Independência.

Desde a derrota por 4 a 1 para o Fluminense, jogadores e o técnico Mano Menezes afinaram o discurso de convocação da torcida para o Horto. O treinador, inclusive, falou que a equipe precisa de carinho neste momento ruim. Olhando por este lado, jogar no Horto poderá favorecer. Nas duas partidas realizadas no Mineirão, a equipe teve uma média de 16.518 pagantes e 21.206 torcedores presentes. Qualquer público semelhante já deixa o Independência com a maior parte de suas cadeiras ocupadas. Desta forma, a proximidade com o campo pode surtir o efeito desejado pela diretoria, transformando o estádio em um caldeirão para empurrar o time para a vitória.

Da mesma forma que pode ajudar, a partida no Horto poderá apresentar um efeito contrário ao Cruzeiro, dependendo do desenrolar da partida. A Chapecoense não vence desde a primeira rodada e se encontra na 16ª colocação, um degrau abaixo dos mineiros e o último antes da zona de rebaixamento. Um novo desempenho aquém do esperado em Belo Horizonte pode deixar a torcida ainda mais impaciente com o time de Mano Menezes.

Somente este jogo contra a Chapecoense será realizado no Independência. A Copa América começará no dia 14 de junho e os estádios serão entregues para a competição até o dia 9. Até lá, o Cruzeiro poderá receber o Fluminense, no dia 5 (pela Copa do Brasil), e o Corinthians, no dia 8 (pelo Brasileiro), no Mineirão.

Cruzeiro