Topo

Palmeiras

Defesa que ninguém passa: Luan e Gómez batem 1.000 minutos sem levar gol

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

26/05/2019 04h00

A dupla de zaga titular do Palmeiras vem fazendo jus ao trecho do hino do clube que exalta a "defesa que ninguém passa". Somando o tempo que Luan ficou em campo na vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo ontem, pelo Campeonato Brasileiro, ele e Gustavo Gómez já somam 1.061 minutos consecutivos sem levar gol, contando acréscimos.

Os números da dupla impressionam. Nos 29 jogos que fizeram juntos pelo Palmeiras, o time venceu 20, empatou sete e perdeu só dois, com 77% de aproveitamento. Em 22 dessas partidas, o Verdão não sofreu gols. A última vez que a parceria foi vazada foi em 2 de fevereiro, quando Danilo Avelar marcou o gol da vitória do Corinthians por 1 a 0 no Paulistão.

É claro que o mérito pela competência defensiva do Palmeiras de Felipão não é só de Luan e Gómez. Todo o time trabalha muito na hora de marcar, a começar pelo centroavante Deyverson, e a equipe treina bastante para não ficar exposta nos contra-ataques, quase sempre mantendo mais jogadores que o adversário atrás da linha da bola. Mas o encaixe da dupla de zaga é parte fundamental desse cenário.

No ano passado, Luan e Gómez faziam parte do "time B" do Palmeiras que disputava o Campeonato Brasileiro, enquanto a dupla considerada titular, que jogava a Libertadores, tinha Antônio Carlos e Edu Dracena. O desempenho dos dois primeiros foi essencial na arrancada que culminou com o título brasileiro, e em 2019, os dois são titulares indiscutíveis de Felipão.

A dupla, porém, deverá ser temporariamente desfeita em breve. Luan sentiu um problema na virilha no jogo contra o Botafogo e vai começar hoje tratamento na Academia de Futebol para se recuperar o mais rápido possível. Já Gómez está convocado pelo Paraguai para a disputa da Copa América. A princípio, ele se apresenta à seleção em 3 de junho, mas essa data ainda pode ser antecipada.

A situação não preocupa muito Felipão. Para o treinador, o Palmeiras está bem servido de zagueiros. "(Luan e Gómez) É uma dupla que se acertou muito, e por isso dá uma garantia muito grande ao Palmeiras, mas quando entrou o Antônio Carlos (contra o Botafogo), também correspondeu plenamente, se integrou com o Gustavo da mesma forma que o Luan. Eu fico tranquilo, seguimos em frente", disse o treinador.

Luan e Gómez conquistaram de vez a torcida

Fala, torcedor:

Luan e Gómez formam a melhor zaga que você já viu no Palmeiras?

Resultado parcial

Total de 3658 votos
62,22%
37,78%

Palmeiras