Topo

Tite acerta ao trocar Neymar por D. Alves como capitão? Blogueiros opinam

Neymar não será o capitão da seleção brasileira na Copa América - Lucas Figueiredo/CBF
Neymar não será o capitão da seleção brasileira na Copa América Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Do UOL, em Santos (SP)

28/05/2019 16h27

Neymar não será o capitão da seleção brasileira na Copa América. Escolhido por Tite para usar a braçadeira depois da Copa do Mundo da Rússia, o atacante do Paris Saint-Germain perdeu o posto após as recentes polêmicas no futebol francês - agressão a torcedor e suspensão por reclamações contra árbitros em redes sociais - e cederá a faixa ao experiente Daniel Alves.

Tite acerta ao fazer essa escolha? Fizemos essa pergunta aos blogueiros do UOL Esporte. Alguns acreditam que sim. Outros acham que a mudança não fará muita diferença, uma vez que Daniel Alves é 'parça' de Neymar. Confira as respostas:

ANDRÉ ROCHA

Acerta se a conversa com Neymar teve o tom certo de cobrança e crítica ao comportamento agressivo que não é condizente com a postura de um ídolo e referência pra muita gente. Se foi em um acordo apenas para tirar o camisa dez do olho do furacão errou feio. De novo.

Quanto ao Daniel Alves, escolha natural. Poderia ser qualquer outro atleta experiente com liderança no grupo.

BOLÍVIA

Notícia boa: tirou do Neymar

Notícia ruim: deu ao Daniel Alves

O lateral tem currículo e experiência. Mas pelo perfil, bem parecido com o do seu parça mais novo, eu preferia que a braçadeira ficasse com Thiago Silva, Miranda ou até mesmo Casemiro. Lembrando que damos nossa opinião vendo de fora. Não estamos lá dentro para saber quem exerce mais liderança sobre o grupo.

JUCA KFOURI

Considerando-se que Daniel Alves é grande amigo de Neymar, digamos que ficou tudo em casa. Capitão, ex-capitão, é tudo a mesma coisa...

JULIO GOMES

Um erro antigo que acaba de ser corrigido. Neymar nunca teve e parece que nunca terá postura de capitão, nem de time e muito menos de seleção. Uma coisa é a liderança técnica, usar a tarja de capitão demanda outro tipo de responsabilidade. Nos últimos anos, a seleção teve alguns jogadores que poderiam ter sido capitães sem muito debate. Daniel Alves é um deles. Não vou chamar de acerto, apenas de correção.

MARCEL RIZZO

Acerta. Aliás nem deveria ter dado a faixa a Neymar, que não tem o perfil de líder de grupo. É o melhor jogador do time, mas seu comportamento dentro e fora de campo não o condiciona ao posto. Daniel Alves é uma escolha natural por ser o mais experiente desse elenco. (LEIA MAIS)

MAURO CEZAR

Nada mais natural, se a braçadeira não é mais de Neymar, ficará com seu maior "parça", colega de clube, inclusive.

MENON

No Brasil, o capitão não tem o peso mítico de outros países. Nunca tivemos e nem teremos um Obdulio. Tivemos Thiago Silva, sem condições emocionais de animar os comandados em cobranças de pênaltis. Na Copa, houve um revezamento. Depois, fixou-se o menino Ney. Só faltou Gil Cebola ser o vice capitão. Agora, Neymar e castigado e a faixa vai para seu parça Daniel Alves. Tudo uma brincadeira. Neymar vai mudar? Não. (LEIA MAIS)

PERRONE

Tite se mostra confuso em relação à escolha de seu capitão. A braçadeira não pode ser usada para tentar amansar ou punir um jogador. Esses parecem terem sido os casos quando o treinador definiu Neymar como capitão e agora ao retirar a faixa dele. O treinador deveria escolher um nome pensando já na próxima Copa do Mundo. Com essa troca constante, a faixa de capitão da seleção é desvalorizada e o time deixa de construir uma nova liderança. (LEIA MAIS)