Topo

Liga dos Campeões já tem 26 garantidos na fase de grupos. Veja quem está lá

Sylvinho e Juninho Pernambucano são apresentados no Lyon - Divulgação
Sylvinho e Juninho Pernambucano são apresentados no Lyon Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

30/05/2019 12h00

A goleada do Chelsea sobre o rival Arsenal não foi comemorada somente por parte da cidade de Londres. Na França, o Lyon, clube comandado por Sylvinho e que tem Juninho Pernambucano como diretor, vibrou com o resultado, que garantiu aos franceses a última vaga direta à fase de grupos da próxima Liga dos Campeões.

Mas por que o Lyon herdou a derradeira das 26 vagas diretas para o torneio que será realizado entre 2019 e 2020, e não os Gunners, quinto colocado no Inglês e vice ontem?

Diferentemente do modelo utilizado pela Conmebol na América do Sul, quando uma equipe conquista a vaga direta por dois meios diferentes na Europa (caso do Chelsea, terceiro na Premier League e campeão da Liga Europa) o espaço não é preenchido de forma automática pelo primeiro clube do campeonato nacional fora da zona de classificação.

A Uefa adota, desde o começo da temporada atual, um padrão em que as ligas são classificadas conforme o nível técnico, e a distribuição das vagas para a Liga dos Campeões é feita de acordo com a relevância de cada campeonato. Desta forma, os campeonatos Inglês, Espanhol, Alemão e Italiano têm quatro vagas cada (as 16 vagas principais, aliás, já foram decididas).

Depois das quatro ligas mais notáveis, a França e a Rússia são os países mais relevantes. Eles têm direito a duas vagas cada (ocupadas por Paris Saint-Germain e Lille e Zenit e Lokomotiv Moscou). Por esse ranking, se o campeão da Liga Europa já tiver vaga na Liga dos Campeões, abre-se uma terceira vaga para clubes da liga francesa. Assim, o Lyon, terceiro colocado na Ligue 1, classificou-se direto à fase de grupos. Se o Arsenal tivesse conquistado a Liga Europa, os franceses começariam da fase eliminatória.

Com o inédito domínio inglês nas finais dos dois torneios continentais, e Liverpool e Tottenham já terem assegurado suas presenças pela Premier League (o time de Klopp foi o segundo, enquanto o de Pochettino terminou em quarto), sabe-se quem irá herdar a vaga dada ao campeão do torneio anterior, ainda que a final será disputada só no próximo sábado (1º): o Red Bull Salzburg, campeão austríaco.

Liverpool e Tottenham duelam no estádio Wanda Metropolitano, em Madri, às 16h (de Brasília). A partida será transmitida pelo EI Plus, serviço disponível para os assinantes do UOL Esporte Clube. Você também pode acompanhar a decisão pelo Placar UOL.

Veja, por país, os clubes garantidos na fase de grupos da Champions 2019/20:

Alemanha

Bayern de Munique
Borussia Dortmund
RB Leipzig
Bayer Leverkusen

Inglaterra

Manchester City
Liverpool
Chelsea
Tottenham

Espanha

Barcelona
Atlético de Madri
Real Madrid
Valencia

Itália

Juventus
Napoli
Atalanta
Inter de Milão

França

Paris Saint-Germain
Lille
Lyon (vaga herdada do Chelsea, campeão da Liga Europa)

Rússia

Zenit
Lokomotiv Moscou

Portugal

Benfica

Ucrânia

Shakhtar Donetsk

Turquia

Galatasaray

Bélgica

Racing Genk

Áustria

Red Bull Salzburg (vaga herdada do campeão da edição atual)

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado, o Red Bull Salzburg herda a vaga do campeão da edição atual da Liga dos Campeões, e não o Krasnodar, da Rússia. O erro foi corrigido.