Topo

Bahia vence por 1 a 0 e deixa Grêmio na zona de rebaixamento

Do UOL, em Porto Alegre

01/06/2019 20h54

O Bahia venceu o Grêmio por 1 a 0, hoje , em Salvador, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. Com gol de Fernandão, de pênalti, o tricolor baiano saltou para as primeiras posições e, de quebra, manteve a equipe gaúcha na zona de rebaixamento.

Os donos da casa pularam para 13 pontos na classificação e ocupam o terceiro lugar. O posto, porém, pode ser alterado ao fim da rodada. Foi a quarta vitória seguida da equipe de Roger Machado - duas pelo Brasileiro e duas pela Copa do Brasil.

Já o Grêmio não conseguiu deixar a zona de rebaixamento. Com cinco pontos, o time gaúcho ainda pode ser ultrapassado com a conclusão dos jogos.

Na oitava rodada, o Grêmio será mandante contra o Fortaleza. A partida será realizada no estádio Centenário, em Caxias do Sul, pois a Arena do Grêmio estará à disposição da Conmebol para a Copa América. Já o Bahia irá visitar o Ceará. Ambos os jogos serão no próximo sábado.

Foi bem: Lei do ex? Douglas evita gol do Grêmio

Com passagem sem chances pelo Grêmio, o goleiro Douglas foi fundamental para o Bahia. Quando o time visitante cresceu, as jogadas pararam nas mãos dele.

Foi mal: Montoya perde chances de gol

Walter Montoya recebeu nova chance no time titular do Grêmio. Mas ele pouco participou da criação de jogadas e perdeu ao menos duas chances de gol. O argentino ainda não conseguiu justificar o investimento gaúcho em seu futebol. No segundo tempo, acabou sacado para entrada de Tardelli

Na briga pela titularidade, Fernandão marca presença

Fernandão disputa posição com Gilberto no Bahia. O técnico Roger Machado tem alternado os atacantes em campo. Neste sábado, foi Fernandão quem recebeu oportunidade e justificou em campo. Participou do início da jogada que acabou em pênalti de Pedro Geromel. Na cobrança, marcou o primeiro gol do jogo.

Desempenho Bahia: Pivô e contra-ataque

O Bahia apostou na força física de Fernandão. O centroavante abusou do tamanho e da imposição através do porte físico para construir lances com pivô e contra-ataque. Foi assim que criou problemas ao goleiro Paulo Victor, obrigado a intervir em lances do comandante de ataque e também de Arthur.

Desempenho Grêmio: Criação passa sempre por Pepê

O Grêmio embasou a criação de suas jogadas preferencialmente em Pepê. O substituto de Everton, com jogadas individuais em velocidade, ganhou campo para o time gaúcho e distribuiu as principais assistências para conclusão. Mas coube a ele perder a melhor chance gaúcha no primeiro tempo, após jogada em que puxou pela esquerda e concluiu para a defesa de Douglas.

Cronologia da partida

Depois de um primeiro tempo de forças equivalentes, o Bahia abriu o marcador com Fernandão, cobrando pênalti, aos 10 minutos da etapa final. O Grêmio tentou de todas as formas até o fim do jogo, mas não conseguiu igualar o marcador.

Campanha contra o discriminação une Grêmio e Bahia

Uma campanha contra a discriminação racial uniu Grêmio e Bahia antes da partida. Com camisas temáticas, os técnicos Roger Machado e Renato Gaúcho posaram juntos para fotos. E os uniformes dos atletas apresentaram o logotipo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol.

FICHA TÉCNICA
BAHIA 1 X 0 GRÊMIO

Data: 01/06/2019 (Sábado)
Local: estádio Pituaçu, em Salvdor (BA)
Árbitro: Dewson Freitas da Silva
Auxiliares: Fabricio Vilarinho da Silva e Helcio Araujo Neves
Cartões amarelos: Pedro Geromel, Juninho Capixaba (GRE); Arthur (BAH)
Gols: Fernandão, do Bahia, aos 10 minutos do segundo tempo;

BAHIA
Douglas; Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Ernando e Moisés; Gregore, Elton (Flávio) e Douglas; Élber (Arthur Caíque), Arthur e Fernandão (Ramires).
Técnico: Roger Machado

GRÊMIO
Paulo Victor; Leonardo, Geromel, Rodriguez e Juninho Capixaba (Patrick); Michel, Thaciano, Jean Pyerre, Montoya (Diego Tardelli) e Pepê; Vizeu (André).
Técnico: Renato Gaúcho

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que foi informado anteriormente, Montoya foi substituído por Diego Tardelli