Topo

Liverpool

Klopp vence primeiro título com o Liverpool e 'exorciza' fama de azarado

Klopp irá completar quatro anos no comando do Liverpool em agosto - Paul Ellis/AFP
Klopp irá completar quatro anos no comando do Liverpool em agosto Imagem: Paul Ellis/AFP

Thiago Tassi

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

01/06/2019 17h57

Jürgen Klopp assumiu o comando do Liverpool em agosto de 2015. De lá para cá, um time que se revolucionou, joga de forma intensa e bonita, ao seu modo, mas que não ganhava títulos. Pelo menos até a tarde de hoje (1º), quando venceu o rival inglês Tottenham e faturou a Liga dos Campeões após 14 anos.

Klopp, desta forma, 'exorciza' a fama de azarado da melhor maneira possível: ele vence o maior torneio de clubes da Europa pela primeira vez na carreira como treinador, a primeira conquista com o clube inglês. Antes, bateu na trave duas vezes: com o próprio Liverpool, no ano passado, e com o Borussia Dortmund, na temporada 2012/13.

O jejum do alemão de 51 anos, que não levantava um troféu desde a última temporada no Borussia (uma Supertaça alemã), foi assunto até para José Mourinho. O português cutucou Klopp dizendo que ele "não ganhou absolutamente nada em três anos e meio". Depois, voltou atrás e exaltou o seu trabalho frente ao Liverpool.

Vale destacar que os Reds fizeram uma campanha fantástica no Campeonato Inglês nesta temporada. A equipe terminou o campeonato com incríveis 97 pontos e apenas uma derrota, mas acabou com o vice. O Manchester City, que somou 98 em outra incrível campanha, deu a sua contribuição à fama que carregava o técnico até este sábado.

Ontem, inclusive, Jürgen Klopp foi tranquilo ao falar sobre o rótulo e a decisão do ano passado, contra o Real Madrid.

"No ano passado, levamos um golaço e dois gols estranhos, que normalmente não levaríamos. Estamos um ano mais experientes. Jogadores como Arnold têm 50 jogos a mais nas pernas. Os garotos foram bem na final (do ano passado)", afirmou ele, com a costumeira característica de elogiar e levantar seus jogadores.

Liverpool