Topo

Brasileirão - 2019

Após disputas e polêmicas no mercado, Santos e Ceará se enfrentam em campo

Felipe Jonatan comemora gol do Santos contra o Grêmio  - Jeferson Guareze/AGIF
Felipe Jonatan comemora gol do Santos contra o Grêmio Imagem: Jeferson Guareze/AGIF

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

02/06/2019 04h00

Santos e Ceará protagonizaram disputas e polêmicas no mercado da bola no início deste ano. Com direito a muita novela, o Peixe contratou dois atletas importantes do Vozão: o goleiro Everson e o lateral-esquerdo Felipe Jonatan. Hoje, provavelmente com ambos no banco de reservas, os dois medem forças no Castelão (CE), às 16h, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro.

O primeiro caso foi o do goleiro Everson. Um dos pedidos do técnico Jorge Sampaoli, o jogador chegou ao Santos pela qualidade com os pés, o que o argentino considerava primordial para seu estilo de jogo.

O pedido causou polêmica na Vila Belmiro, pois o técnico deixou claro que não via tal características em Vanderlei. Tudo indicava que o camisa 1 pudesse parar no banco de reservas. Depois de muita novela, com Everson chegando a ficar fora de jogos pelo Ceará, os clubes entraram em acordo, e o goleiro desembarcou na Vila Belmiro.

De fato, Everson demonstrou mais qualidade com os pés do que Vanderlei, mas não foi o suficiente para ele ganhar a vaga de titular de imediato. Sampaoli definiu o ex-jogador do Ceará como titular na Copa do Brasil, enquanto o camisa 1 santista segue na meta no Campeonato Brasileiro.

Pouco depois da contratação do goleiro, o Peixe voltou a procurar o Ceará pelo lateral Felipe Jonatan. O Vozão fez jogo duro e só liberou o jovem jogador mediante o pagamento da multa rescisória de R$ 6 milhões. No entanto, o jogador chegou a treinar um bom tempo no CT Rei Pelé sem que o Santos depositasse o valor para o Ceará, o que causou desconforto na relação entre os dois clubes.

Felipe Jonatan chegou como titular da posição, mas logo em seguida o Peixe anunciou a chegada de Jorge, emprestado pelo Monaco (FRA), e o jogador perdeu um pouco de espaço. Jorge é hoje a primeira opção, mas Felipe Jonatan já demonstrou qualidade e até marcou um gol importante na estreia no Brasileirão, contra o Grêmio, na Arena rival.

Em quinto lugar na tabela com 11 pontos, o Peixe pode até assumir a liderança do torneio nacional, já que o líder Palmeiras teve os pontos do jogo contra o Botafogo suspensos pelo STJD até julgamento. O Ceará ocupa a nona colocação, com nove pontos.

FICHA TÉCNICA
CEARÁ X SANTOS

Data: 2 de junho de 2019 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG) e Ricardo Junio de Souza (MG)

CEARÁ: Diogo Silva; Samuel Xavier, Valdo, Luiz Otávio, João Lucas; Fabinho, Ricardinho, Thiago Galhardo; Fernando Sobral, Leandro Carvalho e Bergson. Técnico: Enderson Moreira.

SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, Aguilar e Jorge; Alison (Jobson ou Luiz Felipe), Jean Lucas e Jean Mota; Sánchez, Rodrygo e Uribe (Derlis González). Técnico: Jorge Sampaoli.