Topo

Tite não comenta acusação de estupro contra Neymar: "foco é jogo com Qatar"

Danilo Lavieri, Marcel Rizzo e Pedro Lopes

Do UOL, em Teresópolis (RJ)

03/06/2019 11h43Atualizada em 03/06/2019 16h11

Tite evitou fazer qualquer tipo de julgamento em relação à acusação de estupro feito por uma mulher em uma delegacia de São Paulo. Em entrevista coletiva concedida hoje na Granja Comary, o treinador da seleção brasileira afirmou que só o tempo vai responder e destacou os anos de convivência com o jogador que classificou como "ótimos".

O comandante ainda completou que "tecnicamente o Neymar é imprescindível para a seleção brasileira, mas não insubstituível". Vale destacar que o treinador não pode substituir nenhum atleta entre os inscritos na Copa América se não houver um laudo médico que comprove uma lesão.

"Primeiro, eu sei da importância do assunto, tenho a real dimensão. Sei que o assunto é pessoal e que tem um tempo para que as pessoas possam julgar os fatos, tempo, eu não vou me permitir julgar os fatos. O que posso afirmar e passar para vocês, tenho três anos de convívio e os assuntos que tratamos pessoais foram leais", afirmou o treinador.

Segundo ele, o melhor jeito de não deixar que as polêmicas influenciem no ambiente da seleção brasileira em Teresópolis é ser transparente.

"Sendo transparente, respondendo às perguntas que estão fazendo. Esse é um processo, sim. O nosso foco é o amistoso conta o Qatar, a preparação da equipe diária. Essa construção diária de trabalho, ele (o Neymar) está inserido. Ele é um jogador diferente, mas para um jogador diferente acontecer e todo um processo, e nosso trabalho está acima de tudo isso", completou.

Diante das seguidas perguntas sobre o tema, o comandante repetiu bastante a sua preocupação de "não julgar" o jogador.

"Não posso me fazer de comentarista e nem transpor na vida de outras pessoas. Eu tenho um monte de responsabilidade, é muita energia para gastar com várias coisas. Eu entendo que vocês têm que buscar informações, eu entendo. Eu quero que vocês entendem que meu foco de atenção e preparação contra o Qatar. Eu assumi a responsabilidade, que tem que ser sólido. Isso vai me consumir energia daquilo e meu foco é o trabalho", argumentou.

Tite também evitou dar detalhes de como foi a conversa com Neymar para tirar dele a faixa de capitão e passar para Daniel Alves.

"Eu vou dizer para vocês como esclarecimento: conversei com o Neymar, conversei com o Dani por telefone e ele consentiu. Eu quero falar pessoalmente e conversei pessoalmente, relação do técnico com o atleta. Foi com o Neymar e foi com o Dani, passado esse episódio eu tinha que falar disso, eu disse que ia responder", analisou.

"Tudo é possível. Eu não sei. O que eu posso é definir agora. Não sei. Seria uma situação de termos hipotéticos e isso não é legal. A gente trabalha com a condicional e com uma série de coisas difíceis. Ela é dura essa pergunta. É dura de responder. Qualquer resposta que eu der vai gerar uma série de responsabilidades. Eu gostaria de uma coisa: que vocês tenham sensatez. Nas minhas respostas... Não estou me eximindo. Que o livro seja escrito no contexto e uma palavra pode deturpar uma ideia. A ideia do técnico. É o pedido que eu faço. Nunca pedi arrego de crítica. A batalha é a da informação correta. Só isso", ponderou.

CBF conta com assessoria jurídica

Edu Gaspar, coordenador da seleção brasileira, afirmou que a seleção brasileira conta com uma assessoria jurídica para tratar o caso.

"Primeira coisa que fiz foi buscar assessoria jurídica com a CBF, para me assessorar o que ocorrer aqui na Granja. No sábado de manhã recebemos um delegado, passamos as informações necessárias e estamos colaborando. A assessoria jurídica está me ajudando nas decisões. O processo que devo cumprir com delegado e juiz, e deixar a assessoria jurídica ajudar a mim e ao atleta. Eu informei que essa assessoria jurídica está aqui. Vamos tentar resolver o caso o mais rápido possível", afirmou o dirigente.

O dirigente afirmou que nem assistiu a todo o vídeo na íntegra. "Não vi todo o conteúdo. Eu soube pelo Vinicius (assessor de imprensa). E aí, pela importância busquei assessoria jurídica para mim e para a instituição. A partir do momento que eu conversei com os advogados, eu fiquei tranquilo pelo que passaram, sobre como proceder com o caso, porque a minha ideia é resolver, ou tentar ajudar e resolver da melhor forma possível", completou.

"Vou ser o mais simples possível porque é um fato. A sugestão é estar o mais disponível possível para atender a qualquer demanda e estar à disposição 100% para que essa situação seja resolvida. Foi o que me passaram".