Topo

Bolsonaro muda agenda por "decisão pessoal" e programa ida a Brasil x Qatar

Bolsonaro recebe camisa da seleção brasileira das mãos do presidente da CBF, Rogério Caboclo - Lucas Figueiredo/CBF
Bolsonaro recebe camisa da seleção brasileira das mãos do presidente da CBF, Rogério Caboclo Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Hanrrikson de Andrade e José Edgar de Matos

Do UOL, em Brasília e em São Paulo (SP)

04/06/2019 20h05

O presidente Jair Bolsonaro se organiza para ir ao amistoso entre Brasil x Qatar, a ser disputado amanhã (05), a partir das 21h30 (de Brasília), no Estádio Mané Garrincha, na capital federal. A autoridade máxima do país vai viajar para Aragarças (GO) nesta quarta-feira, mas abriu um espaço na própria agenda para acompanhar o primeiro jogo de preparação para a estreia na Copa América.

A ida ao jogo deu-se depois de uma pequena mudança na agenda do executivo. Segundo apurou a reportagem do UOL Esporte, o próprio presidente destacou a alteração para conseguir chegar a tempo da partida em Brasília.

A princípio, Bolsonaro passaria a maior parte da quarta-feira em Aragarças (GO). A viagem chegou a ser cancelada depois de recomendação do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que alegou "análise de risco". O próprio porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, anunciou a decisão.

Minutos depois, entretanto, o GSI recebeu as garantias de segurança. Dentro do gabinete do Governo, a viagem a Aragarças voltou à pauta e colocou em dúvida a presença de Bolsonaro na partida. A agenda oficial do presidente para esta quarta-feira será publicada em algumas horas.

A presença de Bolsonaro no estádio surge como mais uma evidência da aproximação do poder máximo do executivo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A expectativa da confederação é contar com o presidente da República como convidado para a estreia do Brasil na Copa América, dia 14, no Morumbi, diante da Bolívia.

Além de Aragarças e a provável ida a Brasil x Qatar, a agenda de Bolsonaro ainda tem mais dois compromissos oficiais para esta semana. Na quinta (6), o presidente viaja à Argentina em visita oficial a Mauricio Macri. Já na sexta, ele estará em evento da Marinha na cidade do Rio de Janeiro.