Topo

Vasco

Campello se livra de impeachment no Vasco após Conselho vetar sindicância

Presidente Alexandre Campello poderia sofrer até um impeachment no Vasco caso sindicância fosse aberta - Rafael Ribeiro / Flickr do Vasco
Presidente Alexandre Campello poderia sofrer até um impeachment no Vasco caso sindicância fosse aberta Imagem: Rafael Ribeiro / Flickr do Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

04/06/2019 00h30

Foi por pouco, mas Alexandre Campello conseguiu se safar. Em uma votação apertada hoje (3) na sede náutica da Lagoa por 105 a 97 o Conselho Deliberativo do Vasco decidiu por não abrir uma sindicância contra o presidente do clube que poderia culminar em seu impeachment futuramente.

Campello tinha sofrido uma denúncia de 60 conselheiros que consistia num possível prejuízo de cerca de R$ 4 milhões por acordos judiciais não cumpridos após a demissão de funcionários.

Ele teve o apoio da maioria dos beneméritos - como o de Euriquinho, filho do ex-presidente Eurico Miranda - além de atuais aliados dos grupos Cruzada e Desenvolve Vasco. O herdeiro do falecido dirigente, inclusive, teve papel importante na mudança de votos de muitos conselheiros após seu discurso na tribuna.

Durante sua defesa, Campello explicou que o suposto prejuízo de R$ 4 milhões pode ter sido oriundo de penhoras:

"Foram demitidos vários funcionários sim, mas por necessidade financeira. Claramente o clube não conseguia pagar todos os compromissos assumidos. Alguns acordos podem não ter sido efetuados por penhoras ou bloqueios financeiros".

No fim, diante de vaias, o dirigente fez um desabafo e classificou a ação como política por parte dos conselheiros que sugeriram a investigação.

"Não vou me estender na defesa de uma denúncia tão absurda e vergonhosa. Todos sabem o quanto isso é um ato baixo de ódio, oportunismo, interesses particulares e manipulação de informações. Gostaria que toda essa força política voltada contra o meu mandato fosse direcionada a quem realmente sabota o clube a todo o instante apenas por seus interesses particulares. Cabe aqui aos conselheiros presentes decidirem o futuro que querem ao Vasco, talvez para todo o sempre. Tenho esperanças de que os senhores não renunciarão ao futuro do Vasco. Saudações vascaínas", disse sob vaias.

Após o resultado da votação, Alexandre Campello comemorou bastante e foi cumprimentado por seus pares.

Campello cogitou a renúncia

Cerca de três horas antes da assembleia no Conselho Deliberativo, Alexandre Campello convocou uma reunião de diretoria para traçar as estratégias visando a votação na sede da Lagoa. Ciente de que corria um sério risco de sofrer uma sindicância, o dirigente cogitou sua renúncia ao cargo caso fosse vencido no pleito.

Campello já havia se livrado de outra sindicância

Em maio do ano passado, Campello já havia se livrado de uma abertura de sindicância. Na ocasião, a votação foi ainda mais apertada, por 98 a 94.

Ele tinha sido sofrido três denúncias: gestão temerária pelo não pagamento de impostos, suposta evasão de renda e o emprego de sócios do mandatário na folha de pagamento do departamento médico.

Vasco