Topo

Liga das Nações - 2019

Como VAR marcou pênalti para Suíça após lance de ataque de Portugal

Ricardo Rodríguez comemora gol da Suíça contra Portugal - REUTERS/Rafael Marchante
Ricardo Rodríguez comemora gol da Suíça contra Portugal Imagem: REUTERS/Rafael Marchante

Do UOL, em São Paulo

05/06/2019 17h16

A partida entre Portugal e Suíça, válida pela semifinal da Liga das Nações, teve um lance inusitado no segundo tempo no Estádio do Dragão, no Porto. Com o auxílio do árbitro de vídeo (VAR), o juiz alemão Felix Brych cancelou um pênalti para a seleção portuguesa e marcou penalidade para os suíços.

Aos 7 minutos da etapa final, Zuber recebeu lançamento na área, mas caiu depois de se enroscar com Semedo. O árbitro mandou seguir. Portugal foi ao ataque, e Bernardo Silva acabou derrubado dentro da área. O juiz alemão marcou o pênalti.

Porém, antes de autorizar a cobrança, Brych foi alertado pelo VAR sobre o lance da seleção suíça. Ele analisou a jogada à beira do gramado e marcou o pênalti para a Suíça, cancelando a penalidade de Portugal.

Ricardo Rodríguez foi para a bola e empatou o jogo: 1 a 1. No primeiro tempo, Cristiano Ronaldo abriu o placar para os donos da casa em cobrança de falta.

No fim do jogo, porém, o camisa 7 ainda marcou duas vezes para os portugueses, que venceram por 3 a 1 e avançaram à final da Liga das Nações. Assim, Portugal decidirá o título contra quem passar do duelo Holanda x Inglaterra, que se enfrentam amanhã na outra semifinal.