Topo

Botafogo

Diego Souza alcança Alecsandro e mira P. Baier em artilharia do Brasileiro

Diego Souza está entre os três maiores artilheiros do Brasileiro de pontos corridos com 101 gols - Foto: Vitor Silva/Botafogo
Diego Souza está entre os três maiores artilheiros do Brasileiro de pontos corridos com 101 gols Imagem: Foto: Vitor Silva/Botafogo

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

05/06/2019 04h00

A torcida fez grande festa pela contratação de Diego Souza. Apesar de um bom início, o camisa 7 oscilou e ligou o sinal de alerta nos mais impacientes mesmo sendo importante em alguns momentos. O centroavante, porém, fez valer a confiança da diretoria e voltou mostrar o futebol que encantou o Brasil ao longo da carreira.

Marcou, inclusive, seu primeiro gol pelo Botafogo no Campeonato Brasileiro, o que representou uma marca especial em sua carreira. A pintura feita contra o Vasco foi o de número 101 e o deixou empatado com Alecsandro na terceira posição do ranking de artilheiros da competição nos pontos corridos - a partir de 2003.

Diego Souza, então, tem novos adversários para buscar. O próximo alvo é o lendário Paulo Baier, que acumula 106. Já aposentado, o ex-camisa 10 do Criciúma evidentemente não poderá aumentar a distância e a expectativa do botafoguense é ultrapassar o 'rival' ainda nesta edição da competição.

"Claro que quero buscar o Paulo Baier, porque eu buscando o Paulo vou estar fazendo meu trabalho bem feito. Não sei quantos gols tenho na carreira. Soube do centésimo só depois que fizeram uma matéria", disse Diego.

A liderança é uma meta mais ousada e parece até mesmo um sonho distante. Fred ostenta 142 gols e segue em atividade como um dos grandes camisas 9 do futebol brasileiro. Fica claro, portanto, que a vice-liderança é algo muito mais palpável para coroar a bela carreira de Diego Souza.

A marca é válida para as edições a partir de 2003, quando a competição passou a ser disputada por pontos corridos. A geral conta com outros personagens no topo da lista. Roberto Dinamite (190 gols), Romário (154), Edmundo (153), Fred (142) e Zico (135).

Após vencer o Vasco, o Botafogo chegou aos 12 pontos e ocupa a 7ª posição do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro volta a campo no domingo, quando visitará o CSA, em Alagoas, no estádio Rei Pelé.

Botafogo