Topo

Liga das Nações - 2019

Com 3 de C. Ronaldo, Portugal bate Suíça e vai à final da Liga das Nações

Miguel Riopa/AFP
Imagem: Miguel Riopa/AFP

Do UOL, em São Paulo

05/06/2019 17h38

Portugal conquistou hoje a primeira vaga para a final da Liga das Nações 2018/2019. Jogando diante da Suíça no Estádio do Dragão, no Porto, os lusitanos tiveram trabalho, mas venceram por 3 a 1 graças a dois gols nos minutos finais. Cristiano Ronaldo, o grande nome em campo, fez os três gols da equipe da casa.

A final da competição acontece no domingo (9), também no Estádio do Dragão, contra o vencedor de Holanda x Inglaterra - segunda semifinal do certame, a partida acontece amanhã, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães (Portugal). Também no dia 9, as seleções derrotadas nas semifinais fazem duelo pelo terceiro lugar em Guimarães.

O jogo

Jogando diante de sua torcida, a seleção portuguesa abriu o placar aos 23 minutos do primeiro tempo após falta sofrida por Cristiano Ronaldo na esquerda. O próprio camisa 7 arriscou o tiro da intermediária na cobrança e surpreendeu Yann Sommer, mandando a bola à esquerda do goleiro.

A Suíça ameaçou responder aos 42 minutos, em forte chute de Haris Seferovic que explodiu no travessão. Porém, aos 44, Cristiano Ronaldo lançou para João Félix, que desequilibrado pelo contato do marcador, mandou por cima.

No segundo tempo, aos 7 minutos, Bernardo Silva foi derrubado na área por Fabian Schär. A arbitragem decidiu confirmar o pênalti após consulta ao VAR, mas verificou ainda uma possível penalidade de Nelson Semedo sobre Steven Zuber em lance anterior. Como confirmou a infração favorável aos suíços, desconsiderou a posterior falta a favor dos lusitanos. Aos 11 minutos, Ricardo Rodríguez bateu e empatou para a Suíça.

Ricardo Rodríguez comemora - REUTERS/Rafael Marchante - REUTERS/Rafael Marchante
Ricardo Rodríguez empatou de pênalti após consulta do árbitro ao vídeo
Imagem: REUTERS/Rafael Marchante

Aos 42 minutos, no entanto, quando o jogo caminhava para a prorrogação, veio o segundo gol luso. Ruben Neves lançou do meio-campo para Bernardo Silva, que recebeu na direita e cruzou baixo para trás; da entrada da área, Cristiano Ronaldo bateu rasteiro e fez 2 a 1.

Pensa que acabou? Dois minutos depois, o camisa 7 recebeu na esquerda em contra-ataque, avançou, gingou para sair da marcação de Manuel Akanji e bateu colocado para dar números finais ao jogo.