Topo

Os gringos dão certo no Brasil? Relembre passagens de técnicos estrangeiros

Jorge Jesus será o novo técnico do Flamengo para o restante da temporada - REUTERS/Giorgio Perottino
Jorge Jesus será o novo técnico do Flamengo para o restante da temporada Imagem: REUTERS/Giorgio Perottino

Do UOL, em São Paulo (SP)

07/06/2019 04h00

No último fim de semana o Flamengo anunciou o acerto com o treinador português Jorge Jesus. O técnico se junta a Jorge Sampaoli, do Santos, e é o segundo estrangeiro que dirige, atualmente, uma equipe da Série A do Campeonato Brasileiro.

Quando um técnico estrangeiro chega ao Brasil, todos ficam de olho para ver se o comandante terá sucesso. O UOL Esporte separou alguns nomes internacionais que passaram recentemente pelo futebol brasileiro e tiveram ou não sucesso.

Ricardo Gareca

Gareca - Friedemann Vogel/Getty Images - Friedemann Vogel/Getty Images
Imagem: Friedemann Vogel/Getty Images

O técnico argentino chegou ao Palmeiras, em 2014, após um trabalho consolidado no Vélez Sársfield, da Argentina. Na época, o Alviverde vivia situação financeira muito delicada e brigava para não cair para a Série B do Brasileirão. Gareca não conseguiu ficar mais de 3 meses no comando da equipe, foi demitido após 13 partidas e um aproveitamento de 33% - 2º pior aproveitamento entre técnicos deste século. Atualmente ele é treinador da seleção do Peru.

Reinaldo Rueda

Reinaldo Rueda não voltou ao Flamengo depois das férias, preferiu a proposta da seleção chilena - Gilvan de Souza/ Flamengo - Gilvan de Souza/ Flamengo
Reinaldo Rueda não voltou ao Flamengo depois das férias, preferiu a proposta da seleção chilena
Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo

O técnico colombiano chegou ao Flamengo após ser campeão da Libertadores com o Atlético Nacional, em 2017. No comando do rubro-negro, Rueda chegou na final da Copa do Brasil e da Sul-Americana, não venceu nenhuma das competições. Em janeiro, ele comunicou que deixaria o clube para assumir a seleção do Chile, onde está até hoje.

Diego Aguirre

Aguirre - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

O uruguaio treinou três equipes no futebol brasileiro: Internacional, Atlético-MG e o São Paulo. No Inter conquistou o Campeonato Gaúcho, em 2015 e no Galo, a Florida Cup, em 2016. No Tricolor paulista, fez um grande primeiro turno no Brasileirão do ano passado, mas não conseguiu se manter na liderança e foi demitido faltando apenas cinco rodadas para o fim da competição. Atualmente comanda o Al-Rayyan, do Qatar.

Paulo Bento

Paulo Bento - Washington Alves/Light Press/Cruzeiro - Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Imagem: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

O português também é outro estrangeiro que teve passagem pouco duradoura pelo Brasil. Ele permaneceu no comando do Cruzeiro em apenas 17 partidas. O desempenho frustrante no Brasileirão culminou na demissão do técnico. Atualmente ele dirige a seleção da Coréia do Sul.

Juan Carlos Osório

Osório - Ricardo Nogueira/Folhapress - Ricardo Nogueira/Folhapress
Imagem: Ricardo Nogueira/Folhapress

Osório é outro treinador estrangeiro que passou pelo São Paulo. Em 2015 ele assumiu a equipe, mas após cerca de cinco meses, anunciou à diretoria sua intenção de dirigir a seleção do México e acabou deixando o Tricolor. Atualmente está sem clube.

Edgardo Bauza

Edgardo Bauza pediu licença ao São Paulo, fez uma entrevista e foi treinar a Argentina - Xinhua/Rahel Patrasso - Xinhua/Rahel Patrasso
Edgardo Bauza pediu licença ao São Paulo, fez uma entrevista e foi treinar a Argentina
Imagem: Xinhua/Rahel Patrasso

O argentino chegou ao São Paulo, no fim de 2015, com as credenciais de bicampeão da Libertadores, com LDU e San Lorenzo. No ano seguinte, ele chegou com a equipe à semifinal da competição continental e acabou parando no campeão Atlético Nacional. Ele deixou o Tricolor após receber um convite para assumir a seleção da Argentina e foi anunciado em 1º de agosto de 2016. Atualmente está sem clube.

Jorge Sampaoli

Sampaoli - Ivan Storti/Santos FC - Ivan Storti/Santos FC
Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Sonho antigo dos clubes brasileiros, Sampaoli chegou ao Santos após uma Copa do Mundo desastrosa no comanda do Argentina. O treinador continua no Peixe e conquistou o coração dos santistas com a forma do time jogar, mas já acumula três eliminações no primeiro semestre do ano (Campeonato Paulista, Copa Sul-Americana e Copa do Brasil). Ele já dirigiu a equipe da baixada em 33 partidas, venceu 17 vezes, empatou 8 e perdeu 8.